Belo Horizonte
Itatiaia

Prefeita de Juiz de Fora analisa ações um mês após tragédia das chuvas

Chefe do Executivo Municipal destaca prioridades e o andamento das obras de reconstrução do município e lembra trabalho integrado das Defesas Civis após o desastre na Zona da Mata.

Por e , Juiz de Fora
PJF/Divulgação

A prefeita Margarida Salomão (PT) publicou um comunicado relembrando um mês da tragédia que tirou 65 vidas em Juiz de Fora.

No vídeo nas redes sociais oficiais, ela destacou o apoio e enumerou os trabalhos em andamento e o trabalho integrado entre as Defesas Civis municipal, estadual e federal para reconstrução do município.

Segundo os dados, quase 35 mil crianças retornaram às atividades e 41 linhas de ônibus permanecem com itinerário alterado por conta das interdições de vias. Até o momento, 75 ruas foram desinterditadas e escolas e creches municipais receberam recursos do Ministério da Educação.

Outro ponto abordado foi a da moradia, já que Juiz de Fora ultrapassou os 8 mil desabrigados. Margarida Salomão destacou sobre o programa de Habitação oferecido pelo Governo Federal e sobre a questão das pessoas com renda acima de R$ 4.800 mensais, que não se encaixam no programa Compra Assistida.

A situação do Morro do Cristo e da Estrada Engenheiro Gentil Forn foram destacadas como obras de grande porte e de prioridade para a cidade.

Ouça a matéria

Grupos de trabalho

Dois decretos publicados no fim de semana instituíram grupos de trabalho estratégicos para o enfrentamento das consequências das chuvas de fevereiro de 2026.

O Grupo de Trabalho de Moradia e Reconstrução foi criado para formular, acompanhar e executar soluções habitacionais emergenciais e definitivas para as famílias atingidas pelos eventos climáticos extremos.

Será responsável pela elaboração do Plano Municipal de Habitação Pós-Calamidade, a articulação com a Caixa Econômica Federal e o Ministério das Cidades para viabilização de projetos vinculados a programas como o Minha Casa, Minha Vida e o Novo PAC, além da validação de critérios técnicos de segurança e viabilidade urbana com entidades especializadas de setores relacionados ao tema.

O outro Grupo de Trabalho será responsável pela organização do Seminário de Resiliência Urbana de Juiz de Fora. Ele deverá estruturar a metodologia, a programação e a mobilização institucional para o evento, que irá reunir especialistas e instituições para debater soluções de médio e longo prazo voltadas à adaptação da cidade a eventos climáticos extremos.

Os dois grupos serão coordenados pela Prefeita Margarida Salomão e terá representantes da Câmara Municipal, de instituições de ensino superior, de entidades técnicas e do Governo Federal, além de órgãos de controle e de conselhos municipais ligados às áreas de urbanismo, meio ambiente, saneamento e desenvolvimento econômico, além do Ministério Público de Minas Gerais.

 

 

 

 

Por

Désia Souza é jornalista pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde também cursou pós graduação em “Mídia e Cidadania” e mestrado em “Comunicação e Poder”. É coordenadora de jornalismo na Itatiaia Juiz de fora, onde também atua como âncora e repórter.

Por

Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web na Itatiaia Juiz de Fora desde 2023. Tricampeã na categoria Web/Mídias Digitais no Prêmio Oddone Turolla de Jornalismo, do Sindicomércio JF.