Ouvindo...

PL da Tarifa Zero: Itatiaia ouviu passageiros sobre gratuidade nos ônibus

Prefeitura de Juiz de Fora enviou à Câmara Municipal o projeto de lei que propõe gratuidade total no transporte coletivo

Já está na Câmara Municipal o projeto de lei que propõe o Programa Tarifa Zero no sistema de transporte coletivo de Juiz de Fora. A proposta foi anunciada e encaminhada nesta segunda (24) pela Prefeitura.

  • Prefeita Margarida Salomão anuncia PL da Tarifa Zero no transporte coletivo

Como a Itatiaia divulgou, de acordo com a Administração Municipal, a proposta estende o benefício a todos os dias e para toda a população, ampliando os benefícios existentes, como o Passe Livre Estudantil e a gratuidade aos domingos e feriados nacionais. Dentre os motivos para a aplicação do benefício, a Prefeitura explicou que a gratuidade total amplia o acesso de populações mais vulneráveis à cidade, permitindo deslocamentos para estudo, saúde, trabalho e lazer.

O Executivo esclareceu que a tarifa zero será custeada pelo fundo municipal de transporte. Parte dos recursos tem origem a partir do pagamento da tarifa técnica mensal, a ser realizado por pessoas jurídicas que empregam dez ou mais trabalhadores, dos setores público e privado, na proporção de pessoas contratadas, em moldes semelhantes ao vale transporte já praticado atualmente. No entanto, pequenos negócios com até dez empregados estarão isentos da contribuição.

Caso o Projeto de Lei seja aprovado na Câmara Municipal, a gratuidade deve entrar em vigor 60 após a sanção do Executivo Municipal.

E a Itatiaia foi às ruas para saber a opinião da população sobre a tarifa zero. Confira.

Leia também

Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web em Juiz de Fora desde 2023.