Matias Barbosa inicia último Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti em 2026
De acordo com a Prefeitura, a equipe de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde deve vistoriar cerca de 250 imóveis em 10 bairros do município da Zona da Mata.

Está em andamento o 4º e último Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) de 2026 em Matias Barbosa, na Zona da Mata. De acordo com a Prefeitura, a equipe de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde deve vistoriar cerca de 250 imóveis em 10 bairros do município.
De acordo com o Painel de Arboviroses da Secretaria Estadual de Saúde, 10 casos de dengue foram confirmados e 18 foram considerados prováveis; dois casos confirmados e outros três prováveis de chikungunya e nenhum caso de zika.
Em agosto, o 3º levantamento apontou índice de infestação de 0,6%, classificando Matias Barbosa como município de baixo risco para a proliferação do mosquito.
No entanto, a equipe de Endemias demonstra preocupação com uma possível mudança no cenário epidemiológico, porque a combinação de calor e chuvas pode favorecer a formação de criadouros e a reprodução do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.
A Secretaria Municipal de Saúde solicita a colaboração da população com as ações de combate ao mosquito. Os moradores devem vistoriar regularmente as residências, eliminar recipientes que possam acumular água e manter quintais e áreas externas limpos e livres de possíveis
Joubertt Telles é graduado em jornalismo pelo Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, em 2010, e possui curso de Processo de Comunicação e Comunicação Institucional pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalha na Itatiaia Juiz de Fora desde 2016, como repórter e apresentação. Prêmio Sindicomércio de Jornalismo 2017, na categoria rádio. Prêmios do Instituto Cultura do Samba como destaque do jornalismo local, em 2016 e 2017. Já atuou na Rádio Globo Juiz de Fora, TVE e Diário Regional, além de ter desempenhado função de assessor parlamentar na Câmara Municipal de Juiz de Fora.
Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web na Itatiaia Juiz de Fora desde 2023. Tricampeã na categoria Web/Mídias Digitais no Prêmio Oddone Turolla de Jornalismo, do Sindicomércio JF.




