Eleições 2026: 73 mil juiz-foranos ainda têm pendências com a Justiça Eleitoral
O prazo segue até a próxima quarta-feira (6) por conta do fechamento do cadastro relativo às eleições 2026.

Falta menos de uma semana para terminar o prazo de regularizar a situação eleitoral e mais de 73 mil eleitores de Juiz de Fora ainda não resolveram alguma pendência. O prazo segue até a próxima quarta-feira (6) por conta do fechamento do cadastro relativo às eleições 2026.
Para não deixar para a última hora, a Justiça Eleitoral vai funcionar em esquema de plantão nesta sexta-feira (1º), sábado (2) e domingo (3), das 9h às 17h, na Rua Santo Antônio, 711, no Centro.
São 32.904 pessoas não realizaram a biometria e 41 mil que estão com o título cancelado. É o que alerta o chefe de cartório do Tribunal Regional de Eleitoral, Eduardo Braga.
"Os números andam pouco porque temos muitos eleitores. São quase 400 mil em Juiz de Fora, temos mais de 90% de eleitores biometrizados. Mas mais preocupante que os que não tem biometria, são os que estão com o título cancelado, um número alto também. Esses leitores que não procurarem a Justiça Eleitoral até o dia 6 de maio não poderão votar", ressaltou Eduardo.
Ele ainda ressalta a importância da regularização da situação eleitoral para as atividades quotidianas.
"O eleitor que está com o título cancelado não consegue a quitação eleitoral, que é um documento importante para a vida prática. Como um empréstimo bancário, uma matrícula numa instituição de ensino, um passaporte. Além disso um eleitor que tem algum débito ele fica não quite, e se estiver cancelado tem que regularizar até esse prazo, se não somente após as eleições", finalizou
Com a proximidade do prazo final, a movimentação na Justiça Eleitoral aumentou e a Itatiaia conversou com eleitores que já buscaram o atendimento. Ouça a matéria.
*Escrita por Michel Santos sob supervisão de Roberta Oliveira
Graduando em jornalismo pela UFJF, Michel Santos é estagiário da Itatiaia em Juiz de Fora. Apaixonado por esportes, videogames e fã aficcionado de automobilismo.



