Ouvindo...

Carcará ferido é resgatado pelos Bombeiros em Barbacena

Após solicitação, ave foi encaminhada para atendimento em clínica veterinária

Bombeiros capturam carcará ferido em Barbacena

Um carcará foi capturado nas proximidades do viaduto em direção ao bairro Pinheiro Grosso, em Barbacena, no Campo das Vertentes.

Os Bombeiros foram acionados por uma pessoa que viu a ave ferida às margens da estrada, aparentando dificuldades para se locomover.

A guarnição foi ao local indicado, onde encontraram o animal silvestre. Após confirmar que ele estava ferido, usando os materiais e equipamentos adequados, realizaram a captura cuidadosa da ave.

O carcará foi colocado na caixa de contenção apropriada e encaminhado à clínica veterinária apoiadora, onde passará por avaliação médica e receberá os cuidados necessários para reabilitação.

Cuidados com fauna silvestre

O Corpo de Bombeiros destaca a importância do acionamento correto em casos que envolvam animais em risco, da fauna silvestre e do bem-estar animal. Quem se deparar com esta situação, não deve se aproximar, e acionar Bombeiros ou Polícia Militar do Meio Ambiente, que fará o resgate da forma adequada.

Se o animal estiver ferido, será encaminhado para o atendimento veterinário. Se não estiver ferido, poderá se solto imediatamente no habitat correto ou encaminhado ao Centros de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetas) ou órgão ambiental competente.

Após resgate, carcará foi encaminhado para tratamento em clínica veterinária de Barbacena

Carcará

Parente distante dos falcões, o nome ‘carcará' é de origem indígena, em referência ao som emitido ao se comunicar.

Esta ave de rapina é encontrada em diferentes regiões e climas, cerrado, beira-mar, borda de matas e em centros urbanos. Há registros das presença no Sudeste e Nordeste do Brasil, na Argentina e no Sul dos Estados Unidos. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (Semas) do Governo de Pernambuco, convive bem em grupo, é predador de pequenos mamíferos, répteis, filhotes de aves, roedores e animais mortos.

O Governo de Pernambuco destacou que o carcará não está na lista de animais ameaçados de extinção. Ele é protegido pela Lei de Crimes Ambientais, n° 9.605 de 1998, que proíbe matar, perseguir, caçar ou apanhá-lo sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente. Quem descumprir, está sujeito a pena de detenção de seis meses a um ano, e pagamento de multa.

Na MPB, a ave de rapina inspirou a música escrita por João do Valle e José Cândido, que tem a interpretação mais famosa na voz de Maria Bethânia, durante o espetáculo Opinião (1965)

Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web em Juiz de Fora desde 2023.