Foi lançado nesta segunda (28), o edital de licitação das obras do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Para realização das obras, o hospital vai contar com investimento de R$ 234 milhões, oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal e R$ 88 milhões para compra de equipamentos, vindos do Governo de Minas Gerais.
Em coletiva de imprensa, foram apresentadas as implementações que serão realizadas na unidade. O HU vai contar com mais 377 leitos, sendo 310 operacionais e 67 complementares; 10 salas cirúrgicas; e Centro de Parto Normal; além de outras melhorias.
Conforme a direção, quando as obras forem finalizadas, a unidade do Bairro Santa Catarina será desativada e todo o funcionamento do hospital será na unidade do Bairro Dom Orione. Além disso, serão gerados 3.100 empregos diretos, entre concursados e terceirizados. Atualmente, o HU conta com 1.600 funcionários. Segundo o cronograma, a abertura da licitação será em 3 de julho. E as obras começam no mesmo mês com previsão de durarem 36 meses.
Ouça na matéria as análises da reitora da UFJF, Girlene Alves, superintendente do HU-UFJF/Ebserh, do Dimas Araújo, e da prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão (PT), sobre o retorno das obras.