Ouvindo...

‘O xadrez agrega a matemática e melhora a interação social’, diz Isís Camile ao Mulheres Incríveis

Aluna do Projeto Jogada de Mestre de Matias Barbosa fala sobre a mudança de vida a partir do esporte.

Com apenas 12 anos, Isís Camile Carnevali, tem motivos de sobra para comemorar. Ela inicia o ano de 2025 com uma bolsa de estudos em uma escola particular de Juiz de Fora em reconhecimento ao seu desempenho em campeonatos de xadrez.

Como aluna do Projeto Jogada de Mestre, iniciativa promovida pelo Departamento de Esportes da Prefeitura de Matias Barbosa, em parceria com o Instituto Albert Sabin, a jovem representa o município em competições como a Liga X e o Campeonato Brasileiro de Xadrez. Em 2024, conquistou o 1º lugar na classificação de alunos de escola pública, disputando com jovens enxadristas de várias regiões do país.

A descoberta do xadrez veio quando o pai encontrou um jogo antigo e decidiu ensinar a menina e o irmão. A mãe, vendo o talento da menina, a levou para um campeonato, onde ela conseguiu vitória. A partir daí, vieram as participações em campeonatos e os destaques.

“O xadrez melhorou a minha matemática e a minha interação social”, conta Isís, que participou do quadro Mulheres Incríveis.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Désia Souza é jornalista pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde também cursou pós graduação em “Mídia e Cidadania” e mestrado em “Comunicação e Poder”. É coordenadora de jornalismo na Itatiaia Juiz de fora, onde também atua como âncora e repórter.
Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web em Juiz de Fora desde 2023.
Leia mais