A Seleção Brasileira Feminina de Vôlei manteve viva a esperança de encerrar a fase classificatória da Liga das Nações (VNL) 2025 na liderança geral. Nesta sexta-feira (11), o time comandado por José Roberto Guimarães superou a Polônia por 3 sets a 1, com parciais de 25/22, 25/21, 21/25 e 25/22, em Chiba, no Japão.
O grande destaque da partida foi a ponteira Gabi, com 24 pontos, sendo 19 de ataque e cinco de bloqueio.
Com o resultado, o Brasil alcançou a décima vitória em onze partidas e permanece na disputa pelo topo da tabela. Para assumir a liderança, a equipe precisa vencer o Japão, no domingo (13), e torcer por tropeços da atual líder, Itália.
Como foi o jogo
No primeiro set, o equilíbrio predominou. As equipes alternaram a vantagem no placar até a reta final, quando o bloqueio brasileiro fez a diferença. Julia Kudiess brilhou com quatro pontos no fundamento, e Tainara definiu a parcial em um ataque potente: 25 a 22.
A segunda parcial começou com dificuldades para o Brasil, que viu a Polônia abrir 7 a 1 após erros na recepção. Após tempo técnico pedido por Zé Roberto, a equipe reagiu com boas sequências de saque de Julia Bergmann e retomou a liderança em 11 a 10. Com Gabi e Tainara firmes no ataque, a seleção abriu vantagem e fechou o set com um ataque de Bergmann: 25 a 21.
Polônia reage com força ofensiva
No terceiro set, as polonesas começaram melhor mais uma vez, abrindo 10 a 5. O Brasil esboçou reação, igualou em 11 a 11, mas viu Lukasik e Stysiak liderarem a retomada polonesa. Sem conseguir neutralizar os ataques rivais, a seleção cedeu a parcial por 25 a 21.
Brilho de Gabi, Kudiess e Bergmann
O quarto set foi marcado por alternâncias de domínio e grande atuação da dupla Júlia Bergmann e Gabi. Mesmo após momento de tensão com queda e atendimento à líbero Marcelle, que seguiu no jogo, o Brasil manteve a concentração.
No fim, após pedido de tempo técnico, com a Polônia encostando no placar, Gabi virou a bola do match point e Julia Kudiess fechou o jogo com um bloqueio decisivo: 25 a 22.
Próximo desafio
A Seleção Brasileira encerra a fase classificatória da VNL no domingo (13), às 7h20 (de Brasília), contra o Japão. A equipe já está garantida na fase final da competição, mas ainda luta pela liderança geral da primeira fase.