Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias de Vôlei no WhatsApp

Brasil luta, mas é superado por Cuba no tie break em jogo da Liga das Nações

Equipe brasileira foi derrotada pela primeira vez na VNL

Darlan, do Brasil, ataca bola contra o bloqueio de Cuba, durante jogo da Liga das Nações

Cuba impôs ao Brasil, nesta quinta-feira (12), a primeira derrota na Liga das Nações de Vôlei (VNL). Os cubanos jogaram bem e derrotaram o Brasil por 3 sets a 2. As parciais foram de 27/25, 26/24, 21/25, 20/25, e 13/15.

O maior pontuador do Brasil na partida foi o oposto Darlan com 21 pontos. Os ponteiros Yant (23 pontos) e López (18 pontos) foram os mais eficientes do ataque cubano.

O Brasil lutou, mas não jogou bem. As duas primeiras parciais foram marcadas por grande oscilação no ataque. Cuba abriu vantagem com bons saques e ataques.

A equipe da casa recuperou o ritmo de jogo no terceiro set. Com mudanças no time titular, o Brasil cresceu em volume e liderou. O time brasileiro se manteve no jogo com muitos erros cubanos no quarto set.

O set desempate foi marcado por poucos erros. O time de Cuba voltou a forçar o saque e aproveitar os contra-ataques para garantir a vitória.

O Brasil terá a sexta-feira (13) de folga na Liga das Nações. O próximo jogo será no sábado (14), às 10h (de Brasília), contra a Ucrânia. Cuba jogará novamente nesta sexta-feira, contra a Ucrânia, às 17h30.

O jogo

A imposição de Cuba resultou em vitória nos dois primeiros sets por pequenas margens. A primeira parcial foi vencida por 27 a 25. A segunda também foi pela vantagem mínima: 26 a 24.

O Brasil voltou com uma alteração para o terceiro set. Adriano entrou no lugar de Lukas Bergmann e deu mais consistência ao passe brasileiro. O resultado foi o Brasil mais efetivo em quadra e com vantagem desde a metade do set. O time fechou o terceiro set em 25 a 21.

Cuba voltou com saque e bloqueio eficientes na quarta parcial. O ajuste deu a vantagem para Cuba logo no início do set. O Brasil voltou a ter dificuldades com o ataque e ficou com desvantagem de quatro pontos.

O Brasil voltou para o jogo com a inversão do 5 e 1. Chizoba e Matheus Brasília assumiram os lugares de Darlan e Cachopa. A equipe voltou a pontuar com ataque e bloqueio, assumiu a vantagem no placar e fechou em 25 a 20.

Mais confiante, o Brasil voltou com tudo e abriu 3 a 0 no início do quinto set. Cuba se recuperou e empatou o jogo em 5 a 5. O time cubano passou a ter vantagem de dois pontos depois do 7 a 7. A partida voltou a ficar empatada no 11 a 11. A equipe cubana forçou erros do Brasil, aproveitou os ataques e chegou ao 15 a 13.

Leia também

Brasil na VNL

Todos os jogos do Brasil, nesta primeira semana, serão disputados no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. A Seleção Brasileira Masculina de Vôlei terá folga na sexta-feira (12) e depois enfrentará Ucrânia e Eslovênia.

Depois da rodada no Brasil, a Seleção ainda terá jogos nos Estados Unidos e no Japão. Ao final da primeira fase, as sete melhores equipes mais o país anfitrião disputam a fase final em jogos eliminatórios.

O título da VNL masculina será disputado entre os dias 30 de julho a 3 de agosto, na China.

Jogos e horários

Leonardo Parrela é repórter multimídia na área de esportes na Itatiaia. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com Globo Esporte, UOL Esporte e Hoje Em Dia, onde cobriu Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.