Ouvindo...

Times

Fisioterapeuta projeta volta e explica detalhes de lesão no joelho de Julia Kudiess

Bruna Melato concedeu entrevista à Itatiaia e falou sobre processo de recuperação da central do Gerdau Minas

A central Júlia Kudiess segue o processo de recuperação no Minas Tênis Clube. A jogadora é acompanhada pela equipe multidisciplinar do clube no longo processo de retorno às quadras. Bruna Melato, fisioterapeuta do Minas, projetou a data de retorno da jogadora e revelou um detalhe da recuperação.

“São 36 semanas o protocolo do Minas. Nesse início temos que focar no ganho de amplitude, trabalhar um pouco a parte muscular. Temos que deixar a Júlia bem na fase global, não pensar só no joelho. Eu trabalho com ela vários estímulos do vôlei, desde o pré-operatório, isso faz com que ela não perca tanto da forma que tinha”, explicou ao programa Todo Esporte, da Itatiaia.

Júlia Kudiess sofreu um rompimento total do ligamento colateral anterior do joelho direito. Além da lesão ligamentar, foi constatada também uma microfratura do platô tibial. A contusão ocorreu quando defendia o Brasil em jogo na Liga das Nações (VNL) de Vôlei Feminino.

O prazo de 36 semanas, a contar da lesão, termina em fevereiro de 2025. Com base no calendário de vôlei de clubes da temporada 2023/2024, Júlia Kudiess perderia a Supercopa do Brasil, Campeonato Mineiro e parte da Superliga e da Copa Brasil.

O Minas projeta ter Júlia Kudiess no grupo na reta final da primeira fase da Superliga. A ideia é ter a atleta bem na busca por uma vaga na fase final da competição nacional.

Bruna Melato também relatou como foi o início do processo de recuperação. A profissional revelou um detalhe da cirurgia que impossibilita, momentaneamente, Júlia Kudiess de colocar a perna direita no chão.

“A Ju teve que fazer uma sutura de menisco, então ela não pode apoiar a perna por quatro semanas. São quatro fases de recuperação. Nessa primeira fase é a redução de edema, a primeira fase foi de muita dor, as duas primeiras semanas foram difíceis, inchaço. Tudo isso tem que orientar o tempo todo”, disse.

Confira a entrevista completa

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Leonardo Parrela é repórter multimídia na área de esportes na Itatiaia. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com Globo Esporte, UOL Esporte e Hoje Em Dia, onde cobriu Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.
João Vitor Cirilo é âncora e repórter. Jornalista na Itatiaia desde 2019, apresenta o Rádio Esportes e ancora as Jornadas Esportivas. Cobre futebol e também o esporte olímpico, no podcast Todo Esporte.
Leia mais