Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias de Vôlei no WhatsApp

Liga das Nações de Vôlei: Brasil encara Holanda com objetivos para além da vitória

Times se enfrentam na manhã desta quinta-feira (30) em Macau, na China

Brasil vai em busca da sexta vitória em seis jogos na Liga das Nações

O Brasil encara a Holanda às 8h30 (de Brasília) desta quinta-feira (30) na Galaxy Arena, em Macau, na China, pela sexta rodada da Liga das Nações Feminina de Vôlei (VNL). Além de buscar a sexta vitória em seis jogos na competição, José Roberto Guimarães prepara o elenco para a disputa dos Jogos Olímpicos de Paris.

A Seleção dominou os adversários na primeira semana e conseguiu uma importante vitória contra o Japão, na última terça-feira (28). O destaque do triunfo diante da equipe asiática foi a entrada da central Thaisa.

A jogadora, poupada na primeira semana por questões físicas, entrou no quarto set da partida contra as japonesas. Thaisa terminou com quatro pontos de bloqueio e aumentou o nível do Brasil, que venceu as duas parciais seguintes e sacramentou a vitória.

Além de buscar o melhor condicionamento físico de uma das principais jogadoras, a partida contra a Holanda pode ser utilizada como teste por José Roberto Guimarães. Apesar de ter relacionado as mesmas jogadoras para o segundo jogo, Pri Daroit, Julia Bergmann e Natinha podem ganhar tempo em quadra.

Leia também

A VNL é a única competição oficial antes dos Jogos Olímpicos de Paris. A convocação olímpica terá 12 nomes - atualmente, o grupo conta com 17 jogadoras. Na última edição, Zé Roberto montou o elenco com três centrais, duas levantadoras, uma líbero, quatro ponteiras e duas opostas.

Havia uma chance de José Roberto Guimarães levar quatro centrais, mas a lesão de Júlia Kudiess fez a possibilidade praticamente deixar de existir. A tendência é que se repita a configuração do último ciclo olímpico.

Formato da VNL

A VNL conta com 16 equipes, ranqueadas de acordo com a lista da FIVB (Federação Internacional de Voleibol). A primeira fase acontece entre os dias 14 de maio a 16 de junho, com uma semana de intervalo entre cada. As equipes jogam 12 partidas no total, em sedes diferentes.

A fase final será disputada na Tailândia. A seleção anfitriã tem vaga garantida, junto dos sete mais bem colocados da primeira fase.


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Leonardo Parrela é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com ge.globo, UOL Esporte e Hoje Em Dia. Tem experiência em diversas coberturas como Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.