Principal competição do vôlei brasileiro, a Superliga chega a sua 30ª edição em 2023/2024. O primeiro jogo do torneio entre os homens será disputado nesta sexta-feira (10), às 19h (de Brasília). Tetracampeão do torneio, fora outros títulos nacionais conquistados anteriormente, o Minas recebe o Joinville na Arena UniBh, em Belo Horizonte.
O time catarinense conseguiu a promoção para a Superliga na última temporada e é um dos participantes que mais se reforçou para 2023/2024. Ponteiro da Seleção Brasileira, revelado justamente no clube mineiro, Henrique Honorato é um dos destaques da equipe comandada pelo técnico Peu.
Joinville é um dos times que busca colocar fim na hegemonia mineira dentro da Superliga Masculina. As duas últimas finais da competição foram vencidas pelo Cruzeiro, superando o Minas na decisão.
Além dos catarinenses, os paulistas prometem ir em busca do título. São José, Suzano, Campinas, Sesi e Guarulhos se colocam como candidatos a surpreender. Ainda já outros três times do interior de Minas Gerais: Araguari, Monte Carmelo e América Montes Claros. Blumenau é quem completa os 12 participantes.
Apesar de todos os concorrentes, o favoritismo segue com o Cruzeiro. O time mineiro, oito vezes campeão da Superliga, manteve a base do time campeão na última temporada e se coloca como principal força do país.