Ouvindo...

Globo compra direito de 81 dos 90 jogos das Eliminatórias; só faltou uma seleção

Não houve acordo com a Bolívia, que pretende passar seus confrontos em canal próprio; emissora já tinha jogos do Brasil como mandante

Fernando Diniz durante a convocação da Seleção Brasileira para jogos contra Bolívia e Peru

A Globo anunciou o acerto com nove das dez federações filiadas à Conmebol para a transmissão das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Com isso, 81 dos 90 confrontos terão transmissão para o Brasil em todas as plataformas: TV aberta (Globo), TV fechada (SporTV), internet (Ge.com) e streaming (Globoplay). Só não houve acordo com a Federação Boliviana de Futebol.

A FBF anunciou que transmitirá seus jogos como mandante nas Eliminatórias por meio de seu canal oficial em streaming. Só não ficou claro se os torcedores de todos os países poderão ver gratuitamente ou será cobrada alguma taxa. O Brasil só visita a Bolívia na última rodada da competição, em setembro de 2025, quando provavelmente já estará garantido no Mundial.

A Globo já havia comprado, no início de 2023, os nove jogos da Seleção Brasileira como mandante nas Eliminatórias, em acordo direto com a CBF. Mas os confrontos como visitante precisaram ser negociados com empresas parceiras de cada um das outras nove federações.

Houve acordo com a Argentina e o Equador por meio da agência brasileira Brax, que as representava para venda em território brasileiro, e com as seis outras (Peru, Uruguai, Chile, Colômbia, Paraguai e Venezuela) em aceto com a Mediapro, empresa indicada pela Conmebol para agrupar as negociações e tentar facilitar os acordos.

A primeira rodada já será em setembro. No dia 8, o Brasil terá a estreia nas Eliminatórias, e de Fernando Diniz como técnico, contra a Bolívia, no estádio Mangueirão, em Belém, às 21h45 (de Brasília). No dia 12 será a vez de visitar o Peru, em Lima, às 23h (de Brasília).

As Eliminatórias

O formato das Eliminatórias se manteve por pontos corridos, todos contra todos, em 18 rodadas, contra a vontade da Conmebol. A entidade gostaria de um torneio mais curto, com até 12 rodadas no máximo, para abrir espaço no calendário para competições conjuntas com a Uefa (Europa) e a Concacaf (Américas do Norte, Central e Caribe).

Na votação, somente Brasil e Argentina estiveram com a confederação sul-americana. As outras oito quiseram manter o formato, e a explicação são justamente os direitos de transmissão: cada federação tem nove jogos em casa para vender por milhões de dólares (principalmente os contra brasileiros e argentinos).

A Copa do Mundo de 2026, que será disputada na América do Norte (EUA, México e Canadá compartilhando como anfitriões), terá pela primeira vez na história 48 participantes. As Eliminatórias da América do Sul classificarão seis seleções diretamente para o torneio, e a sétima jogará uma repescagem mundial.

Calendário do Brasil nas Eliminatórias

Setembro de 2023
8 - Brasil x Bolívia - 21h45 (de Brasília) - no Mangueirão, Belém
12 - Peru x Brasil - 23h (de Brasília) - em Lima

Outubro de 2023
12 - Brasil x Venezuela - 21h30 (de Brasília) - na Arena Pantanal, em Cuiabá
17 - Uruguai x Brasil - 21h (de Brasília) - em Montevidéu

Novembro de 2023
Colômbia x Brasil
Brasil x Argentina

Setembro de 2024
Brasil x Equador
Paraguai x Brasil

Outubro de 2024
Chile x Brasil
Brasil x Peru

Novembro de 2024
Venezuela x Brasil
Brasil x Uruguai

Março de 2025
Brasil x Colômbia
Argentina x Brasil

Junho de 2025
Equador x Brasil
Brasil x Paraguai

Setembro de 2025
Brasil x Chile
Bolívia x Brasil

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.