Ouvindo...

Rafa Silva abre o jogo sobre condição física e motivo de acerto com América

Jogador de 33 anos chega ao Coelho com contrato válido até o fim desta temporada

Rafa Silva abre o jogo sobre condição física e motivo de acerto com América

O América apresentou, na manhã desta quinta-feira (4), o atacante Rafa Silva, de 33 anos. O jogador estava vinculado ao Mirassol e chega ao Coelho, por empréstimo, com contrato válido até o fim desta temporada.

Em coletiva realizada no CT Lanna Drumond, Rafa Silva revelou que, apesar de ter atuado em apenas uma partida na temporada, se encontra bem fisicamente.

“Claro que faz bastante tempo que eu não jogo uma partida oficial, fiz amistosos, mas partida oficial ainda não fiz. Fisicamente, me encontro bem. Agora, é mais questão de ritmo de jogo e tudo, porque treino é diferente de um jogo oficial. Mas eu venho trabalhando firme, buscando meu espaço para quando tiver a oportunidade de poder aproveitar”, afirmou o jogador.

Sobre a disponibilidade para atuar, o atacante destacou que ainda é “arriscado” estar em campo por 90 minutos. Rafa afirmou que já conversou com a comissão técnica para, gradualmente, ganhar ritmo de jogo.

“Noventa minutos eu acho que é arriscado ainda. Com a comissão, já conversamos e tudo, então tem que ser tudo gradualmente para poder não ter problemas, e aí, sim, dando confiança, ritmo de jogo para poder atuar os 90 minutos”, concluiu Rafa.

Motivo de acerto com o América

Na sequência, Rafa revelou o motivo que o atraiu a acertar com o Coelho. Para o jogador, o principal fator foi o retorno a Belo Horizonte. O atleta acumula passagem de destaque pelo Cruzeiro. O atacante expôs que recebeu propostas de outros clubes, mas optou pelo América.

“No Mirassol, não tava tendo oportunidade e quando abriu essa janela do meio do ano, eu já tinha um objetivo de sair. Eu tenho uma filha pequena agora, recém-nascida de três meses e isso aí, com certeza, a cidade, a escolha de vir para o América foi por conta disso”, começou.

“Tive outras propostas, mas optei por vir para cá, que é uma cidade que eu já conheço, já estou mais habituado e seria mais tranquilo para criar a minha filha também. Então, quando o América apareceu, acho que eles me ligaram de manhã, à tarde já tinha batido o martelo. Não pensei muito e por isso que escolhi o América”, finalizou o novo camisa 99 do Coelho.

Leia também

Recado à torcida

O reforço americano também mandou um recado à torcida. O jogador prometeu “determinação” e “vontade de vencer”.

“O que eu posso falar para o torcedor é que pode contar comigo. Pode contar também com a garra, com a determinação, a vontade de sempre, de querer vencer e marcar gols, que é importante também”, disse Rafa Silva.

Carreira

Rafa Silva iniciou a carreira nas categorias de base do Corinthians. Posteriormente, passou por Coritiba, Lugano-SUI, Albirex Niigata-JAP, Urawa Reds-JAP, Wuhan Zall-CHI, Cruzeiro, Jeonbuk-COR e Mirassol.

Pelo Cruzeiro, Rafa Silva disputou 35 partidas, com dez gols marcados e três assistências distribuídas. O atacante fez parte da equipe que conquistou a Série B do Campeonato Brasileiro em 2022.

América na Série B

Com a vitória sobre o Avaí, na terça-feira (2), o América saltou duas posições na classificação da Série B. Agora, o time mineiro soma 25 pontos e ocupa a 17ª colocação - três pontos atrás da primeira equipe fora do Z4, o Botafogo-SP.

Próximo jogo

O América volta a campo no dia 7 de setembro, domingo, às 18h30 (de Brasília), quando recebe o Operário, pela 25ª rodada da Série B. A partida será realizada na Arena Independência, em Belo Horizonte.

Jornalista formado pelo Centro Universitário UNA. Acumula passagens pela Web Rádio Neves FM e Portal Esporte News Mundo, como setorista do América, além de possuir experiência em coberturas in-loco e podcast. Apaixonado por automobilismo e esportes americanos.
Fabrício Calazans se formou em jornalismo no UniBH. Ingressou na Itatiaia como estagiário em 2010 e passou por edição, reportagem, produção e apresentação. No “ar”, iniciou cobrindo a Copa Itatiaia. Foi também setorista da Federação Mineira de Futebol, apresentador do Apito Final e plantão nas Jornadas Esportivas. Atualmente faz a cobertura do América. Tem no currículo participações em eventos nacionais e internacionais de futebol e esportes olímpicos.