A Globo e o SBT disputam os direitos de transmissão para TV aberta da Copa América de 2024, que será disputada entre 20 de junho e 14 de julho do ano que vem, nos EUA. A Itatiaia apurou que Conmebol e Concacaf, que organizarão o torneio conjuntamente, estimam que a venda ocorra por um mínimo de US$ 12 milhões (R$ 57 milhões) somente para essa plataforma.
O modelo de negociação é por licitação: as empresas têm até 21 de julho para enviar as propostas, em envelopes fechados, que são abertos ao mesmo tempo por integrantes das confederações e da agência japonesa Dentsu, que detém o contrato para negociar os ativos comerciais da Copa América.
A participação de Globo e SBT na licitação foi antecipada pelo site da Folha de S. Paulo, e confirmada pela Itatiaia. A Globo também concorrerá na disputa pelos direitos do segundo pacote, que engloba TV fechada e streaming, mas com dois outros concorrentes: o Grupo Disney (ESPN) e a Paramount.
A Conmebol deu preferência no envio dos convites para participação da licitação para empresas que já têm parceria com a confederação para a transmissão dos torneios de clubes, as Copas Libertadores e Sul-Americana e a Recopa.
O pacote para TV aberta mantém os moldes do que foi feito para a Copa América de 2021, disputada no Brasil: prevê somente a transmissão de jogos da Seleção Brasileira, da abertura, das semifinais e da final. Foi o que o SBT comprou dois anos atrás, pagando US$ 6 milhões (R$ 29 milhões).
Já o pacote 2 prevê a transmissão de todas partidas, em TV fechada e streaming. A competição terá 16 participantes, com os dez filiados da Conmebol (incluindo Brasil e Argentina), e mais seis representantes da Concacaf, que serão definidos por meio da Liga das Nações 2023/2024 - EUA, como país-sede, estará presente, e comercialmente espera-se que México e Canadá também.
A depender dos valores pagos nessas duas licitações, a organização pode criar um terceiro pacote, de melhores momentos (highlights). Este modelo de transmissão foi vendido pela Conmebol para as Copas Libertadores e Sul-Americana para a plataforma digital OneFootball, que com um atraso de três minutos pode passar clipes dos melhores momentos de todas as partidas dessas competições.