No piso duro dos Estados Unidos, o brasileiro de 19 anos teve até uma certa dificuldade para fechar os dois primeiros sets. Após vomitar e sofrer com o calor, ele fechou o jogo por 3 sets a 0, com parciais de 7/6 (7-3), 7/6 (7-5) e 6/3.
Australian Open
Após furar o quali e entrar na chave principal pela primeira vez, o brasileiro chocou o mundo ao derrubar o russo Andrey Rublev, na época top 9 do mundo. Como se não bastasse esse feito, ele ainda o fez sem perder nenhum set, fechando o jogo por 3 a 0, com parciais de 7/6, 6/3 e 7/6.
Roland Garros
No saibro francês, João já estreou na chave principal. Na primeira rodada, venceu sem sustos o polonês Hubert Hurkacz, ex-top 6 do mundo, por 3 a 0, com parciais de 6/2, 6/4 e 6/2.
Wimbledon
Já na grama da Inglaterra, mais uma vitória irretocável. Contra o britânico Jacob Fearnley, na casa do adversário, o “visitante indesejado” brasileiro venceu também por 3 a 0, desta vez com parciais de 6/4, 6/1 e 7/6.
US Open
João Fonseca durante US Open 2025
Além da vitória nesta segunda-feira, João Fonseca possui um retrospecto interessante no torneio estadunidense. Afinal de contas, foi na versão juvenil deste campeonato que o brasileiro apareceu para o mundo do tênis. Em 2023, com 17 anos, Fonseca foi campeão do US Open juvenil. Na grande final, ele derrotou seu maior adversário na época pré-profissional, o estadunidense Learner Tien, por 2 sets a 1, de virada, com parciais de 4/6, 6/4 e 6/3.
Outro dado interessante que comprova o prazer de João em jogar Grand Slam é o fato de ter vencido, na maioria das primeiras rodadas, jogadores com ranking melhor que o dele. Atualmente na 45ª posição, ele derrotou Miomir Kecmanovic, que é o 42º.
No Australian Open, Fonseca era apenas o 112º do mundo quando derrotou Rublev. Depois, na 68ª posição do mundo, derrubou o top 8 Hubert Hurkacz. Em Wimbledon, a única exceção, visto que ele era o 48º do mundo quando derrotou Jacob Fearnley, que na oportunidade ocupava o 51º lugar.
Próximo adversário
Na segunda rodada, João Fonseca enfrentará Thomas Machac, tenista sérvio, de 24 anos, é o atual número 22 do mundo. O rival de Fonseca avançou de fase no US Open após superar o italiano Luca Nardi (86º) por 3 sets a 0.