Ouvindo...

Alcaraz classifica, Nuno Borges faz história e Swiatek é eliminada do Aberto da Austrália

Esta é a melhor campanha de Alcaraz no Aberto da Austrália, já que nunca havia passado da terceira rodada

Carlos Alcaraz já faz sua melhor campanha no Aberto da Austrália

Carlos Alcaraz precisou de apenas 1h05min de partida para selar sua classificação às oitavas de final do Aberto da Austrália. É bem verdade que o segundo colocado do ranking da ATP, contou com o abandono do seu adversário, o chinês Shang Juncheng, mas o duelo estava praticamente decidido. O jogo terminou no terceiro set, quando o espanhol vencia por 2 a 0 (6/1 e 6/1) e vencia o último por 1/0.

Esta é a melhor campanha de Alcaraz no Aberto da Austrália, já que nunca havia passado da terceira rodada. Seu próximo adversário será o sérvio Miomir Kecmanovic, que derrotou o americano Tommy Paul por 3 sets a 2, parciais de 6/4, 3/6, 2/6, 7/6 (9-7) e 6/0.

A vitória tranquila fez Alcaraz bater o recorde do sueco Bjorn Borg ao se tornar o tenista mais jovem a se classificar para as oitavas de final de Grand Slam por sete vezes consecutivas.

“Tento não dar importância a isso. Os recordes que eu realmente quero bater são os de Novak. É isso que almejo na minha carreira Os outros também estão bem, mas tentamos não dar importância a isso. Estamos focados em trabalhar para sermos melhores. Isso é uma coisa muito boa, mas se você der muita importância, pode funcionar contra você", disse o espanhol, que também desejou uma boa recuperação para o seu adversário. “Vamos nos enfrentar novamente. Desejo uma recuperação rápida.”

Ainda neste sábado, Daniil Medvedev, número 3 do mundo, também confirmou o favoritismo ao derrotar o canadense Félix Auger-Aliassime (30º) por 3 sets a 0, parciais de 6/3, 6/4 e 6/3, em 2h09min de partida. Este foi o sétimo confronto entre eles e a sétima vitória do russo, que chega às oitavas de final em Melbourne pela quinta vez na carreira.

O adversário de Medvedev é uma das surpresas do torneio, o português Nuno Borges, que vem tendo seu melhor resultado em um Grand Slam. Além disso, venceu um tenista top-20 pela primeira vez na carreira ao bater o búlgaro Grigor Dimitrov (13º) por 3 sets a 1, parciais de 6/7 (3-7), 6/4, 6/2 e 7/6 (8-6), em 3h08min de duelo.

“Ainda não consigo acreditar. Que jogo. Nunca pensei estar aqui. Segunda semana do Aberto da Austrália... quem diria. Tentei ficar focado o tempo todo. A atmosfera foi espetacular aqui e agradeço o apoio de todos. Acho que nunca joguei em frente a tanta gente. Agradeço à minha equipa e a todos os portugueses que estão por aí nas bancadas, com bandeiras. Foi fantástico”, disse Nuno Gomes, primeiro português a chegar à segunda semana do Aberto da Austrália.

SWIATEK ELIMINADA

Número 1 do ranking da WTA, Iga Swiatek foi superada pelo cansaço e pela boa apresentação da checa Linda Noskova, de apenas 19 anos. Após um longo duelo pela segunda rodada, de 3h15min, a polonesa não conseguiu se impor sobre uma jovem promessa tenista e acabou eliminada do Aberto da Austrália ao perder por 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 6/3 e 6/3, em 2h20 de combate.

Com a derrota, Swiatek continua sem vencer em Melbourne e tem como melhor campanha uma semifinal, em 2022. A polonesa perdeu uma invencibilidade de 18 jogos. Ela vinha de vitória no WTA 1000 de Pequim e no Finals de Cancún.

Já Noskova chega às oitavas de final de um Grand Slam pela primeira vez na carreira. Sua adversária sairá do confronto entre a ucraniana Elina Svitolina (23ª) e a suíça Viktorija Golubic (85ª).

Portal de esportes da Itatiaia