Em retorno ao circuito, Bia Haddad perde de virada para canadense no WTA de Adelaide

Brasileira não disputava uma partida profissional desde setembro de 2024, quando deu uma pausa na carreira para cuidar da saúde

Beatriz Haddad Maia foi derrotada na estreia do WTA 500 de Adelaide, na Austrália

No retorno às quadras na temporada 2026, a brasileira Beatriz Haddad Maia sofreu uma derrota de virada na noite desse domingo (12), no WTA 500 de Adelaide, na Austrália. A número 1 do Brasil e 59ª do mundo começou bem, mas não manteve o ritmo e acabou superada pela canadense Viktoria Mboko, 17ª no ranking, pelo placar de 2 sets a 1, com parciais de 5/7, 6/3 e 6/2.

Esta foi a primeira partida da tenista desde o WTA 500 de Seul, em setembro do ano passado. Após passar mal em quadra, ela decidiu tirar um período para descansar e cuidar da saúde.

A próxima adversária da canadense de 19 anos na sequência do torneio australiano vai sair da vencedora do confronto entre a russa Anna Kalinskaya e a romena vinda do quali, Elena Ruse.

Leia também

O jogo

No jogo, Bia teve um bom começo e obteve uma quebra no quarto game para abrir vantagem sobre a rival. A resposta veio na sequência, com Mboko dando o troco. Com mais firmeza no fundo de quadra e um estilo de jogo mais agressivo, a brasileira obteve nova quebra no último game e venceu o primeiro set por 7/5.

Na segunda parcial, a queda na eficiência do saque foi fundamental para Bia perder o ritmo (o aproveitamento no primeiro serviço caiu de 79% para 47%). A adversária abriu vantagem de 4 a 2 e não teve dificuldades para fechar o set em 6/3 e empatar a partida.

No set decisivo, Mboko soube aproveitar a instabilidade emocional de Bia para abrir 4 a 1. Sem conseguir encaixar o seu jogo, a brasileira ainda confirmou o seu serviço, mas viu sua adversária manter a eficiência definindo a terceira parcial em 6/2 e vencer o duelo por 2 sets a 1.

*Com agência

Portal de esportes da Itatiaia

Ouvindo...