Cabeça de chave? Ranking da ATP define situação de João Fonseca no Australian Open

Brasileiro de 19 anos sofre com lesão nas costas e ainda não tem presença garantida no primeiro Grand Slam do ano

João Fonseca tem convivido com lesão nas costas

Caso se recupere de uma lesão nas costas, João Fonseca será cabeça de chave no Australian Open de 2026. É o que mostra a nova atualização do ranking da ATP, divulgada nesta segunda-feira (12).

O brasileiro ocupa a 30ª colocação entre os melhores tenistas do mundo. Nos quatro Grand Slams do circuito, os atletas que ocupam as 32 primeiras posições atuam como cabeças de chave.

Diante das desistências de Jack Draper e Holger Rune -- números 11 e 16 do mundo, respectivamente - Fonseca será o 28º.

Leia também

Lesão nas costas

João Fonseca tem convivido com uma lesão na região lombar nos primeiros dias de 2026. O problema já o tirou dos ATPs 250 de Brisbane e Adelaide. A presença dele no Australian Open, inclusive, não está garantida.

“Eu venho me sentindo melhor a cada dia, mas é difícil dizer que estou 100%. Vou tentar o máximo para estar 100% no Australian Open, que é nosso objetivo principal. A decisão não está tomada. Queremos jogar e achamos que será possível, então queremos focar na recuperação. Infelizmente, não pude jogar aqui (em Adelaide), mas espero voltar mais forte no ano que vem”, afirmou o tenista, em entrevista coletiva concedida em Adelaide.

Australian Open

O primeiro Grand Slam do ano começou nesse domingo (11), com as fases qualificatórias, e será disputado até o dia 2 de fevereiro. O atual campeão é o italiano Jannik Sinner, número 2 do ranking da ATP.

Veja os cabeças de chave do Grand Slam

  1. Carlos Alcaraz (Espanha)
  2. Jannik Sinner (Itália)
  3. Alexander Zverev (Alemanha)
  4. Novak Djokovic (Sérvia)
  5. Lorenzo Musetti (Itália)
  6. Alex de Minaur (Austrália)
  7. Félix Auger-Aliassime (Canadá)
  8. Ben Shelton (EUA)
  9. Taylor Fritz (EUA)
  10. Alexander Bublik (Cazaquistão)
  11. Daniil Medvedev (Rússia)
  12. Casper Ruud (Noruega)
  13. Andrey Rublev (Rússia)
  14. Alejandro Davidovich Fokina (Espanha)
  15. Karen Khachanov (Rússia)
  16. Jakub Mensik (República Tcheca)
  17. Jiri Lehecka (República Tcheca)
  18. Francisco Cerúndolo (Argentina)
  19. Tommy Paul (EUA)
  20. Flavio Cobolli (Itália)
  21. Denis Shapovalov (Canadá)
  22. Luciano Darderi (Itália)
  23. Tallon Griekspoor (Países Baixos)
  24. Arthur Rinderknech (França)
  25. Learner Tien (EUA)
  26. Cameron Norrie (Reino Unido)
  27. Brandon Nakashima (EUA)
  28. João Fonseca (Brasil)
  29. Frances Tiafoe (EUA)
  30. Stefanos Tsitsipas (Grécia)
  31. Valentin Vacherot (Mônaco)
  32. Corentin Moutet (França)
Nuno Krause é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. Antes, foi correspondente da Itatiaia no Nordeste. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), acumula passagens por Bahia Notícias, Jornal A TARDE e Rádio Salvador FM.

Ouvindo...