Ex-número 1 do mundo, a tenista romena Simona Halep, de 31 anos, foi suspensa do esporte por quatro anos nesta terça-feira (12). Apesar da decisão desfavorável, ainda há a possibilidade de recorrer.
Em uma decisão de um tribunal independente, ela sofreu a punição depois de ter testado positivo para a substância Roxadustat durante o US Open (Aberto dos Estados Unidos) no ano passado. Por causa disso, a mulher estava afastada das quadras desde outubro de 2022.
Halep alega ter ingerido substância por contaminação
Ao tribunal julgador do caso, Simona Halep afirmou que consumiu a substância por meio de um material contaminado. Contudo, a entidade entendeu que a alta dose constatada no exame antidoping não valida uma suposta contaminação.
Por meio das redes sociais, a romena ressaltou que, em sua carreira, fez mais de 200 exames antidoping e todos haviam dado negativo para qualquer substância.
“Hoje, um tribunal sob o Programa Antidoping de Tênis anunciou uma decisão provisória no meu caso. O último ano foi a partida mais difícil da minha vida, e infelizmente minha luta continua. Eu dediquei minha vida ao belo jogo de tênis. Eu levo as regras que regem nosso esporte muito a sério e me orgulho do fato de nunca ter usado consciente ou intencionalmente qualquer substância proibida. Eu me recusei a aceitar a decisão deles de uma proibição de quatro anos”, diz parte do texto.
Conforme o tribunal, já que Halep cumpre a suspensão desde outubro do ano passado, a previsão é que a romena volte a jogar tênis em outubro de 2026.
Carreira de Simona Halep
Uma das esportistas mais famosas da Romênia, Simona Halep foi campeã de Roland Garros, em 2018, e de Wimbledon, em 2019. Além disso, ela liderou o ranking mundial do tênis feminino entre 2017 e 2018.