Na tarde deste domingo (28), o Brasil foi derrotado, nos acréscimos e de virada, para o Japão, em confronto válido pela segunda rodada do Grupo C do torneio de futebol feminino dos
O gol brasileiro foi marcado pela atacante Jheniffer, aos 10 minutos do 1ºT. Já as japonesas chegaram à vitória com os gols da zagueira Kumagai, aos 46 minutos da etapa final, em cobrança de pênalti, e de Tanikawa aos 50.
Com o revés sofrido, o Brasil permanece com três pontos e cai para a terceira colocação da chave. O Japão, por sua vez, assume a vice-liderança com a mesma pontuação, porém possui a mesma campanha das brasileiras.
A decisão de quem avança às quartas de final será na próxima quarta-feira (31). Às 12h (de Brasília), o Brasil enfrentará a Espanha, em Bordeaux, pela terceira e última rodada da fase inicial da competição.
Já as asiáticas entrarão em campo para enfrentar a Nigéria. O confronto acontece no mesmo dia e horário no La Beaujoire, em Nantes.
O jogo
O Brasil entrou em campo no Parque dos Príncipes buscando a classificação antecipada às quartas de final. Entretanto, esbarrou em mostrou-se carente ofensivamente e cometeu diversas falhas defensivas.
Jogando com postura extremamente ofensiva, as brasileiras deixaram espaço atrás e quase foram surpreendidas em um lance que começou com lançamento em velocidade da goleira Yamashita. Tanaka apareceu cara a cara com Lorena, mas acabou desviando para fora, desperdiçando gigante chance das asiáticas. Hasegawa ainda exigiu boa defesa de Lorena logo depois.
Mesmo assumindo o comando da partida e tendo maior iniciativa nos primeiros 45 minutos, o Brasil não conseguia criar um lance que inflamasse a torcida. Para piorar, viu Marta ficar pendurada ao levar amarelo por pisão na rival e a árbitra anotar uma penalidade, aos 45 minutos, em toque de mão de Rafaelle após chute de Moriya. Tanaka pegou a bola, respirou fundo e bateu fraco e ruim, nas mãos de Lorena.
O Brasil viveu o seu melhor momento ofensivo aos 10 minutos, da etapa final, e chegou ao gol com um belo lançamento de Marta para Ludmilla, às costas da marcação. A ponteira tocou para Jheniffer mandar às redes.
O jogo caminhava para o fim quando novo toque de mão, desta vez de Yasmim, resultou no segundo pênalti às japonesas. Desta vez quem bateu foi Kumagai, aos 46, deslocando Lorena e deixando tudo igual no marcador.
O pior, porém, ainda estava por vir. Em passe errado de Rafaelle, aos 50 minutos, Tanikawa bateu de primeira para virar o jogo e complicar a vida das brasileiras.
Brasil 1 x 2 Japão
Brasil
Lorena; Thais Ferreira, Lauren e Rafaelle; Antonia, Yasmin, Angelina e Ana Vitória; Gabi Nunes, Marta e Priscila. Técnico: Arthur Elias
Japão
Yamashita; Moriya, Takahashi, Kumagai e Minami; Koga, Hasegawa, Nagano e Miyazawa; Hamano e Tanaka. Técnico: Futoshi Ikeda
Gols:
Jheniffer, aos 10 minutos do 1ºT (Brasil); Kumagai, aos 46 minutos do 2ºT, e Tanikawa aos 50 minutos, do 2ºT (Japão)
Cartões amarelos:
Lauren, ao 1 minuto do 1ºT, e Marta, aos 43 minutos do 1ºT (Brasil); Minami, aos 25 minutos do 2ºT (Japão)
Data e horário: domingo, 28 de julho de 2024, às 12h (de Brasília)
Local: Estádio Parque dos Príncipes, em Paris-FRA
Motivo: 2ª rodada do Grupo C dos Jogos Olímpicos
*COM AGÊNCIAS