As brasileiras Ana Patrícia e Duda vão em busca da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos, nesta sexta-feira (9), na Arena Torre Eiffel, em Paris. A final do vôlei de praia feminino será diante das canadenses Melissa e Brandie. A dupla do Brasil já garantiu o retorno do país ao pódio.
O Vôlei de Praia foi introduzido no programa olímpico em 1996 e desde então ficou sem medalha apenas em Tóquio. Em 1996, nos Jogos de Atlanta, a final feminina foi 100% brasileira com Sandra Pires e Jackie Silva (ouro) e Mônica e Adriana Samuel (prata).
Com a final garantida em Paris, o Brasil soma cinco finais em oito disputas na história do Vôlei de Praia Feminino. O número iguala as participações na disputa de medalha de ouro no naipe masculino. Na França, o Brasil não tem mais representantes entre os homoens.
O Brasil é o mais com mais medalhas na disputa do Vôlei de Praia Olímpico. No total, são 13 conquistas (três ouros, sete pratas e três bronzes). Os Estados Unidos somam a maior quantidade de ouro (7), mas tem menos no geral (11).
- Clique aqui e veja a agenda completa dos Jogos Olímpicos de Paris
- Clique aqui e veja o quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos de Paris
Todas as medalhas do Brasil no Vôlei de Praia
Atlanta - 1996
- Ouro: Sandra Pires e Jackie Silva
- Prata: Mônica e Adriana Samuel
Sydney - 2000
- Prata: Adriana Behar e Shelda / Zé Marco e Ricardo
- Bronze: Sandra Pires e Adriana Samuel
Atenas - 2004
- Ouro: Emanuel e Ricardo
- Prata: Adriana Behar e Shelda
Pequim - 2008
- Prata: Márcio e Fábio Luiz
Londres - 2012
- Prata: Alison e Emanuel
- Bronze: Juliana e Larissa
Rio 2016
- Ouro: Alison e Bruno Schmidt
- Prata: Ágatha e Bárbara