Nesta quinta-feira (8), o Brasil finalizou sua participação na Vela na Olimpíada de Paris 2024. Com mais três eliminações, a delegação brasileira não conquistou medalhas nessa edição dos Jogos. A última vez que os velejadores brasileiros não subiram ao pódio foi em Barcelona 1992.
Os brasileiros João Siemsen e Marina Arndt terminaram a medal race da Nacra 17 (multicasco misto) da vela na terceira colocação, na Marina de Marselha, na França. No geral, a dupla terminou os Jogos Olímpicos de Paris 2024 na nona colocação.
Eles iniciaram a regata na 10ª posição na classificação geral, mas com o resultado desta quinta conseguiram superar Emil Jarudd e Hanna Jonsson, da Suécia. João e Marina terminaram com 115 pontos perdidos contra 118 dos suecos. O ouro ficou com a Itália (31), a prata com a Argentina (55) e o bronze com a Nova Zelândia (63)
Dinghy Misto
Henrique Haddad e Isabel Swan também já não tinham possibilidade de conquistar medalha. Eles terminaram na décima e última colocação. Na classificação final, eles também ficaram em décimo lugar.
Aos 31 anos, Isabel Swan disputou sua terceira Olimpíada. Ela conquistou a medalha de bronze no dinghy feminino, ao lado de Fernanda Oliveira, nos Jogo de Pequim 2008. Na Rio 2016, Swan também terminou na 10ª colocação da Nacra 17 (multicasco misto), com Samuel Albrecht.
Kite
O brasileiro Bruno Lobo foi o terceiro eliminado desta quinta-feira. Ele ficou fora da Kite. A disputa entre Bruno e o italiano Riccardo Pianosi segunda etapa da semifinal foi acirrada.
O italiano liderou durante toda a prova, com o brasileiro logo atrás. Na linha de chegada, Bruno Lobo forçou uma aproximação para ultrapassar na linha de chegada, mas acabou caindo da vela.
O maranhense terminou a competição em terceiro lugar na semifinal, sétimo lugar geral.
Velejadores brasileiros em Paris
Nessa segunda-feira (5), Gabriella Kid e Bruno Fontes foram eliminados na categoria dinghy simples. Gabriella terminou no 33º lugar, enquanto Bruno foi o 28º. Ele não chegou a competir por conta das condições climáticas.
Marine Grael e Kahena Kunze, atuais bicampeãs olímpicas do skiff feminino, terminaram a categoria em quinto lugar.
No skiff masculino, Marco Grael e Gabriel Simoes ficaram na 19ª colocação. No windsurf masculino, Isaac Mateus ficou com a 16ª posição.
Essa é a primeira vez em 32 anos que a vela brasileira não conquista medalhas em Jogos Olímpicos. Com 19 idas ao pódio, a modalidade é a terceira mais premiada do Brasil em Olimpíadas. No total a Vela brasileira possui oito medalhas de ouro, três de prata e oito de bronze.
Com agência