Ouvindo...

Quem é Augusto Akio, brasileiro que garantiu medalha de bronze em Paris

Skatista de 23 anos conquistou a medalha na primeira participação olímpica da carreira

Augusto Akio, medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris no skate park

Medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris no park, o skatista Augusto Akio, conhecido também como Japinha, chamou atenção do público brasileiro nesta quarta-feira (7) após a conquista na Olimpíada. O jovem de 23 anos subiu ao pódio no melhor momento da carreira.

No ranking mundial, por exemplo, o também malabarista fechou o ciclo olímpico na sexta posição, depois de ser vice-campeão mundial em 2022, em Sharjah, nos Emirados Árabes, e prata nos Jogos Pan-Americanos de 2023, em Santiago, no Chile. Natural de Curitiba, Paraná, Akio rodou o mundo até chegar à medalha olímpica.

Ele começou no skate aos sete anos, com apoio da família. Além do park, Japinha também compete no vert, onde se destaca e chegou a ser terceiro colocado no Mundial de 2019, em Barcelona, na Espanha, e vice-campeão mundial em 2022, em Buenos Aires, na Argentina.

Augusto Akio também flertou com a possibilidade de ser treinador da Seleção Russa de skate vert, mas não seguiu com a ideia após ver com bons olhos o convite. Habituado com o âmbito internacional, o skatista chegou a iniciar os estudos de Educação Física nos Estados Unidos, mas não prosseguiu em meio ao contexto de competições.

Foi a primeira competição olímpica de Augusto Akio, que somou 91,85 nesta quarta-feira (7) na final olímpica para garantir o bronze. Ele foi eliminado no Mundial de park em 2019, em São Paulo, e por isso não garantiu vaga na Olimpíada de Tóquio, no Japão, em 2021.

Nos Jogos Olímpicos de Paris, Augusto Akio ficou atrás somente do australiano Keegan Palmer, ouro com 93,11, e do estadunidense Tom Schaar, prata com 92,23. Pedro Barros e Luigi Cini foram os outro brasileiros na final do park olímpico em Paris, terminando em quarto e sétimo respectivamente.

Hobby: malabares

Além do skate, Japinha também chama atenção por fazer malabares. Ele tem a atividade como hobby desde 2020, após lesão no quadril, e tem costume de equilibrar bolinhas, pinos e até o próprio skate enquanto compete - para delírio do público.

X Games

Em meio às disputas da World Skate, que contam pontos para o ciclo olímpico, Augusto Akio também participa de eventos dos X Games. Ele tem como melhor marca um quarto lugar no park do X Games Japan, em 2023, quando perdeu o pódio por apenas 0,34 pontos - foi sua melhor aparição no circuito até então.

No perfil de Japinha no site dos X Games, além do skate, ele é caracterizado pela “energia positiva e também por sua habilidade de malabarismo”. Augusto Akio começou a competir nos X Games em 2018, inicialmente no vert.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Matheus Muratori é jornalista multimídia com experiência em muitas editorias, mas ama a área esportiva. Faz cobertura de futebol, basquete, vôlei, esportes americanos, olímpicos e e-sports. Tem experiência em jornal impresso, portais de notícias, blogs, redes sociais, vídeos e podcasts.