Tatiana Weston-Webb ganhou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Paris nesta segunda-feira (5). Na final do Surfe Feminino, realizada nas águas do mar de Teahupo’o, no Taiti, país da Polinésia Francesa, a brasileira foi derrotada pela norte-americana Caroline Marks.
A final foi bastante equilibrada. Tati conseguiu surfar apenas uma boa onda no fim, mas não conseguiu alcançar os 10.50 da norte-americana. A brasileira terminou com 10.33.
Essa é a primeira medalha do surfe feminino do Brasil. Em Tóquio, o país não conquistou medalhas. No masculino, o Brasil teve ouro com Ítalo Ferreira em 2021, e bronze nesta segunda-feira com Gabriel Medina.
A bateria
Ambas as atletas não conseguiram boas notas na primeira onda surfada. Tati saiu com 0,33, enquanto Marks ficou estacionada em 0,50. Restando pouco mais de 12 minutos para o término, sem muita oportunidade, a brasileira tentou aproveitar uma pequena onda, mas não chamou a atenção. Assim, recebeu 0.43 e ficou com 0.76 no total.
Na sequência, Caroline observou muito bem a chance e pegou um ótimo tubo. Desta vez, recebeu 7,50 e assumiu a ponta, com 8,00 no geral.
Faltando cerca de oito minutos, Tati reagiu e pegou uma boa onda. Apesar de não ter entrado no tubo, conseguiu boas manobras. Porém, seguiu atrás, com 6,26, já que recebeu 5,83.
Caroline Marks melhorou sua pior nota depois de entrar e sair rapidamente de um tubo, tirando o 1,43 e indo para 3,00. No geral, a atleta estava com 10,50, 2,87 a mais que a brasileira. Restando cerca de dois minutos para o fim, Tati conseguiu uma onda pequena e teve uma ótima performance, mas ficou com 4,50.
Desta forma, fechou com 10,33 no geral, enquanto a norte-americana ficou com 10,50 e, consequentemente, com a medalha de ouro.