Ouvindo...

Vôlei: Brasil vence Polônia e garante melhor campanha da fase de grupos de Paris 2024

Seleção brasileira avança para as quartas de final sem perder nenhum set nos Jogos Olímpicos

Brasil vence Polônia nos Jogos Olímpicos de Paris

Enviado especial a Paris - O Brasil encerrou a participação na fase de grupos dos Jogos Olímpicos de Paris sem ceder nenhum sete aos adversários. Neste domingo (4), o time comandado por José Roberto Guimarães bateu a Polônia por 3 a 0 (25\21, 38\36 e 25\14) na última rodada do Grupo B.

A Seleção Brasileira garantiu a melhor campanha de todo o torneio até aqui. Com isso, terá a República Dominicana como adversária nas quartas de final.

Na partida contra a Polônia, que também chegou ao duelo sem ter cedido sets, o Brasil deu mais uma demonstração de força na briga pelo ouro. O time nacional conseguiu frear o poderio ofensivo da oposta Stysiak e aproveitou bem contra-ataques para garantir a vitória.

Leia também

O único momento de turbulência durante o jogo foi no fim do segundo set. A Seleção Brasileira vencia por 24 a 18 e permitiu o empate. Mesmo assim, mostrou força para vencer a segunda parcial por 38 a 36.

No restante do duelo, a superioridade do Brasil foi clara. Destaque individual para a Gabi. A ponteira, além do volume no fundo de quadra, anotou 20 pontos na vitória.

A oposta Rosamaria também foi acionada com frequência por Roberta e correspondeu com 18 pontos marcados.

O jogo

Primeiro set

Depois de alguns desperdícios de contra-ataque, o Brasil se encontrou no jogo e fez um primeiro set quase perfeito. O sistema de bloqueio e defesa conseguiu frear o poder de ataque da Polônia.

Além dos amortecimentos, foram quatro pontos de bloqueio apenas na primeira parcial. No ataque, Thaisa, Rosamaria e Gabi foram as mais acionadas. Foram sete pontos da central apenas no set inicial. As outras duas marcaram seis cada.

Após conseguir se desgarrar com 17 a 13, o Brasil conseguiu manter a vantagem até marcar 25 a 21.

Segundo set

O segundo set foi o mais longo dos Jogos Olímpicos de Paris. Inicialmente, parecia que seria mais uma parcial tranquila para o Brasil, que comandou o placar com folga desde o início.

Apesar da atuação consistente durante todo o set, um momento de oscilação quase custou caro para a Seleção Brasileira. O time comandado por José Roberto Guimarães chegou a ter 24 a 18 permitiu a virada da Polônia para 25 a 24.

A partir daí, os dois times começaram a desperdiçar set points em sequência. O Brasil conseguiu se recuperar do baque de ter permitido a reação das europeias e fechou o set por 38 a 36.

Mais uma vez, Gabi e Rosamaria foram os grandes nomes no ataque. A ponteira foi a maior pontuadora do set, com 12 marcados.

Terceiro set

Empolgado pela vitória no segundo set eletrizante, o Brasil conseguiu abrir larga vantagem sobre a abatida Polônia logo no começo do set. Vitória por 25 a 14 para garantir a vitória.

Vai acompanhar o vôlei na Olimpíada? Clique aqui para palpitar na KTO e levar ainda mais emoção para as partidas


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Hugo Lobão é repórter multimídia do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, passou por Hoje Em Dia, Record e Globo Esporte. Amante de esportes olímpicos.