Ouvindo...

Paris 2024: comentarista é demitido por fala sexista contra nadadoras australianas

Equipe da Austrália venceu o ouro no revezamento 4x100; comentarista foi duramente criticado e demitido pela emissora

Mollie O’Callaghan, Shayna Jack, Emma Mckeon e Meg Harri conquistaram o ouro no revezamento 4x100 da natação feminina em Paris 2024

O comentarista britânico Bob Wallard, da Eurosport, rede de TV europeia que pertence à Warner Bros, foi demitido após fala sexista contra a equipe de natação feminina da Austrália nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. No sábado (27), as nadadoras conquistaram medalha de ouro no revezamento 4x100.

Leia também

Após o título, Wallard afirmou que as nadadoras Mollie O’Callaghan, Shayna Jack, Emma Mckeon e Meg Harri estavam demorando para subir ao pódio por estarem se maquiando.

“Bem, as mulheres estão terminando. Você sabe como elas são... Andam por aí, se maquiam…”, afirmou o profissional, que trabalha como locutor e comentarista há 40 anos. Ele costuma cobrir competições como natação, mergulho e polo aquático.

Nas redes sociais, Wallard recebeu diversas críticas pelo comentário. Na transmissão, ele estava ao lado da nadadora Lizzie Simmonds, que não se pronunciou publicamente sobre a fala do colega. O portal Deadline afirmou que ela classificou o comentário como “ultrajante”.

Horas após o ocorrido, a Eurosport confirmou que Bob Wallard tinha sido afastado das funções.

“Durante um evento da cobertura do Eurosport na noite passada, o comentarista Bob Ballard fez um comentário inapropriado”, afirmou a rede de televisão em comunicado ao The Independent. “Para esse fim, ele foi removido da nossa lista de comentaristas com efeito imediato”, completou.

A equipe da Austrália não só conquistou a medalha de ouro, como também estabelece recorde olímpico no revezamento 4x100 feminino de natação, com 3min28s92. Estados Unidos e China fecharam o pódio.

Pedido de desculpas

Já nesta segunda (29), Wallard fez uma publicação com pedido de desculpas no X (antigo Twitter). Ele aproveitou e se despediu da equipe da Eurosport.

“Os comentários que fiz durante a cerimônia de vitória do revezamento estilo livre australiano no sábado causaram alguma ofensa. Nunca foi minha intenção chatear ou menosprezar ninguém e, se o fiz, peço desculpas. Sou um grande defensor do esporte feminino”, escreveu.

“Sentirei muita falta da equipe da Eurosport e desejo a eles tudo de bom para o resto das Olimpíadas”, completou. Wallard ainda pediu que os fãs não culpem Lizzie Simmondspela demissão. “Ela não tem nada a ver com isso”, finalizou.


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

A emoção das provas de natação nos Jogos Olímpicos ficam ainda melhores palpitando na KTO. Clique aqui para acessar e se divertir.

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.