O Brasil conquistou a primeira medalha logo na primeira participação olímpica de sua história. A estreia do país em
A primeira medalha, das 150 medalhas já conquistadas, foi de prata. Afrânio da Costa ficou em segundo lugar na prova da pistola livre (50m), no dia 2 de agosto. No mesmo dia, o Brasil foi bronze na prova por equipes na pistola militar (50) com Afrânio, Fernando Soledade, Guilherme Paraense, Dario Barbosa e Sebastião Wolf.
Nos Jogos da Antuérpia, o Brasil levou 21 atletas para participar de cinco modalidades diferente. O país competiu na natação, polo aquático, remo, saltos ornamentais e tiro esportivo. No total, foram três medalhas: um ouro, uma prata e um bronze.
Afrânio Antônio da Costa nasceu em 14 de março de 1892 em Macaé, no Rio de Janeiro. Além de esportista, foi ministro do Tribunal Federal de Recursos, sendo convocado para ser ministro substituto do Supremo Tribunal Federal.
O esportista e advogado também ajudou a fundar a Confederação Brasileira de Tiro Esportivo. Afrânio foi presidente Associação Metropolitana de Esportes Atléticos (AMEA), chefiando a delegação brasileira na Copa do Mundo FIFA de 1930.