Ouvindo...

Times

Alison ‘Piu’ dos Santos define calendário preparatório para Olimpíada

Brasileiro vai em busca de medalha olímpica em Paris-2024

Alison dos Santos, o Piu (Pinheiros-SP), definiu as competições preparatórias para os Jogos Olímpicos de Paris. Campeão mundial em 2022, nos Estados Unidos, e medalha de bronze na Olimpíada de Tóquio-2021, no Japão, nos 400 m com barreiras, Alison estreia no sábado (30/3) na temporada disputando os 400m rasos e o revezamento 4x400 m (no time de atletas de seu patrocinador de material) no Pepsi Flórida Relays, na cidade de Gainesville, na Flórida.

“O foco é o 400 m com barreiras e se a equipe se classificar para os Jogos Olímpicos no revezamento 4x400 m e chegar à final em Paris, ele também estará à disposição”, lembrou o Felipe de Siqueira, treinador. “O Alison ainda está em fase de preparação, estamos fazendo um período longo, mas necessário. Vamos iniciar com meetings aqui nos EUA para ir avaliando o treinamento e buscar ritmo de competição”, completou.

Piu está morando em Clermont, também na Flórida, e treina no National Training Center nos Estados Unidos desde o início do ano ao lado de Rafael Pereira (AABLU-SC), que faz os 110 m com barreiras, e do treinador, que orienta ambos. Depois do Flórida Relays, Piu disputará o Memorial Tom Jones, também no Estádio James G. Pressly, em Gainesville, nos 400 m rasos, no dia 13 de abril. Em seguida parte para etapas do circuito da Liga Diamante, sempre nos 400 m com barreiras.

Leia também

“Temos tudo que precisamos no National Training Center, então vamos sair dos Estados Unidos apenas quando necessário, por curtos períodos para pequenos blocos de competições”, contou o treinador. “Vamos fazer um camping de treinamento na Turquia, onde costumamos ir, antes de seguir para Paris”, completou.

Piu não volta ao Brasil antes da Olimpíada. Ele ocupa a terceira colocação no Ranking Mundial de todos os tempos dos 400 m com barreiras, com 46.29, marca obtida em Eugene, em 2022. O norueguês Karsten Warholm é o recordista mundial, com 45.94, seguido do norte-americano Rai Benjamin, com 46.17. Os três dominam a prova no último ciclo olímpico.

Na programação de Piu estão previstas as seguintes competições: Flórida Relays, Estados Unidos (30/3), Memorial Tom Jones, também na Flórida (13/4) e as etapas da Liga Diamante em Doha, Catar (10/5); Oslo, Noruega (30/5); Estocolmo, Suécia (1/6); Paris, França (7/7); Mônaco, Principado de Mônaco (12/7); Londres, Inglaterra (20/7).

Com agências

Participe dos canais da Itatiaia Esporte:

Leonardo Parrela é repórter multimídia na área de esportes na Itatiaia. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com Globo Esporte, UOL Esporte e Hoje Em Dia, onde cobriu Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.
Leia mais