Erik Cardoso está na história do esporte brasileiro como o primeiro velocista nascido no país a conseguir correr os 100 metros rasos abaixo dos 10 segundos. Na tarde desta sexta-feira (28), o atleta de 23 anos marcou 9s97 na final do Campeonato Sul-Americano de Atletismo, competição disputada em São Paulo.
O título da competição ficou com Asinga Issamade, do Suriname. O jovem de apenas 18 anos cruzou a linha com 9s87 e ostenta agora a melhor marca da América do Sul em toda a história. O vento estava positivo em 0.8, dentro do limite para a validação dos tempos.
Além de conseguir quebrar a barreira histórica dos 10 segundos, Erik Cardoso conquistou o índice olímpico com a marca anotada nesta sexta-feira. Ele se torna o oitavo atleta do atletismo a se garantir em Paris 2024.
Na mesma prova, Paulo André Camilo correu os 100 metros em 10s03 e ficou com a quarta colocação. O ex-bbb esteve próximo dos líderes em grande parte da prova, mas foi superado pelos três primeiros colocados na reta final.