Ouvindo...

Saiba quantos milhões a Stock Car injetará na economia de Belo Horizonte em 2025

Organizadores da prova esperam aumento considerável em relação ao valor do ano passado

Carro da Mitsubishi para Stock Car 2025 foi exposto nesta terça (8), em Belo Horizonte

A Stock Car injetará cerca de R$ 350 milhões na economia de Belo Horizonte. É o que projetam o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, e o empresário Sérgio Sette Câmara, um dos organizadores do evento.

Em entrevista à Itatiaia, Simões detalhou que a economia será beneficiada de formas direta (com a corrida) e indireta (com eventos paralelos).

“No momento em que se passa a ter o evento integrando um calendário repetitivo, anual, a gente começa a ter outros investimentos que chegam para fazer o contorno”, destacou o vice-governador.

“O fato da gente estar aqui hoje reunido para fazer esse pré-lançamento do calendário já mostra isso. A gente vai mobilizando a economia da cidade e as pessoas para que elas cresçam em torno disso. Estão falando em mais de 300 milhões de reais, mas eu já estou fazendo aquele cálculo de um giro de economia superior a 350 milhões de reais esse ano”, completou.

Os valores envolvem valores diretos e indiretos com gastos em hotelaria, comércio, entre outras diretrizes. O aumento seria de R$ 150 milhões em relação ao ano passado.

O empresário Sette Câmara ainda projetou melhorias em relação ao evento de 2024. “São coisas pequenas, básicas. Por exemplo, fez mais calor do que imaginávamos, então havia pouca área de sombra. Vamos aumentar a quantidade de áreas de sombra para as pessoas poderem descansar. Também a questão de visualização. Em alguns lugares tínhamos colocado tapumes, depois, no decorrer da corrida, tiramos os tapumes e vimos que ficou muito melhor”, detalhou.

Leia também

O circuito

O circuito será no entorno do Mineirão, mas não vai utilizar nenhuma área interna do estádio. A reta principal do trajeto será na Avenida Coronel Oscar Paschoal, entre o Centro Esportivo Universitário (CEU) e o Hall de entrada do Gigante da Pampulha.

Os carros partirão em direção à Avenida Abrahão Caram e continuarão em direção a avenida Rei Pelé. Pelo trecho envolver uma longa quilometragem em alta velocidade, está prevista a criação de uma chicane - um trecho em ziguezague - para diminuir a velocidade dos carros antes de uma longa curva.

Depois de contornar o Gigante da Pampulha, os carros subirão a Avenida Catalão até próximo o trevo do bairro Ouro Preto. Ali, farão uma curva de 180 graus para retornar e voltar “na contramão” para o início do circuito, de volta a Avenida Coronel Oscar Paschoal.

Leonardo Parrela é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com ge.globo, UOL Esporte e Hoje Em Dia. Tem experiência em diversas coberturas como Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.
Paulo Azeredo é apresentador do programa Tiro de Meta, repórter e produtor do programa Rádio Esportes. Comecei na Itatiaia em maio de 2022 e já tive oportunidade de cobrir as Copas do Mundo de 2010 e 2014, Mundial de Clubes no Marrocos em 2013 e jogos do Brasileirão, da Copa do Brasil e da Copa Libertadores.
Jornalista formado pelo Centro Universitário UNA. Acumula passagens pela Web Rádio Neves FM e Portal Esporte News Mundo, como setorista do América, além de possuir experiência em coberturas in-loco e podcast. Apaixonado por automobilismo e esportes americanos.
Nuno Krause é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. Antes, foi correspondente da Itatiaia no Nordeste. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), acumula passagens por Bahia Notícias, Jornal A TARDE e Rádio Salvador FM.