Os organizadores da prova de Stock Car em Belo Horizonte garantem que deixarão um importante legado na cidade. Segundo Sérgio Sette Câmara, um dos responsáveis por trazer a prova para a capital mineira, barreiras acústicas serão colocadas nas proximidades da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
- Siga o
canal Itatiaia Esporte no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
“Nós oferecemos solução definitiva para o Biotério da UFMG. Ela indicou comissão, e vamos colocar, deixar esse legado: barreiras acústicas para solucionar o problema de barulho no Biotério. Vamos resolver definitivamente essa questão. Os animais sofrem com o barulho que vem de fora, pois tem jogos, eventos”, revelou à Itatiaia.
A questão do barulho ocorre porque o circuito de rua previsto passa perto da Escola de Veterinária. A solução, segundo Sette Câmara, foi oferecida pela própria Stock Car. Os responsáveis pela organização da prova se reuniram com a reitora da UFMG em 2023 para tratar do assunto. O impacto nos animais que ficam na região da faculdade serão diminuídos com a iniciativa.
Além da prova de automobilismo, o isolamento acústico beneficiará a Escola de Veterinária em outros momentos. A região da Pampulha e do Mineirão recebe, com frequência, shows, eventos e jogos de futebol. O impacto sonoro será diminuído.
A prova será disputada no dia 18 de agosto num circuito de rua na região da Pampulha, em Belo Horizonte. No entanto, o final de semana de atividades começa dois dias antes, na sexta-feira (16).
Diálogo com moradores
Sérgio Sette Câmara também destacou que buscou o diálogo com os próprios moradores da região da Pampulha.
“Desde o começo, a gente se preocupou em abrir diálogo franco com duas comunidades; Associação dos Moradores da Pampulha e a Comunidade da UFMG. Em relação aos moradores da Pampulha, nosso objetivo é exatamente de mostrar o tamanho do evento, o tanto que será importante para BH, para a Região da Pampulha. Vamos aquecer o turismo, a Região da Pampulha tem restaurantes, hotéis, e a economia da cidade estará aquecida”, reforçou.
O circuito
O circuito será no entorno do Mineirão, mas não vai utilizar nenhuma área interna do estádio. A reta principal do trajeto será na Avenida Coronel Oscar Paschoal, entre o Centro Esportivo Universitário (CEU) e o Hall de entrada do Gigante da Pampulha.
Projeção do circuito de rua que receberá a Stock Car em Belo Horizonte
Os carros partirão em direção à Avenida Abrahão Caram e continuarão em direção a avenida Rei Pelé. Pelo trecho envolver uma longa quilometragem em alta velocidade, está prevista a criação de uma chicane - um trecho em ziguezague - para diminuir a velocidade dos carros antes de uma longa curva.
Depois de contornar o Gigante da Pampulha, os carros subirão a Avenida Catalão até próximo o trevo do bairro Ouro Preto. Ali, farão uma curva de 180 graus para retornar e voltar “na contramão” para o início do circuito, de volta a Avenida Coronel Oscar Paschoal.
As etapas da Stock Car em 2024
- 3/3 - Goiânia
- 24/3 - Velocitta
- 21/4 - Interlagos
- 19/5 - Cascavel
- 30/6 - Velocitta
- 28/7 - Goiânia
- 18/8 - Belo Horizonte
- 8/9 - Santa Cruz
- 6/10 - Argentina
- 27/10 - Velopark (Uruguai)
- 24/11 - Brasília
- 15/12 - Interlagos
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.