O que Norris precisa fazer para conquistar o Mundial de Pilotos no GP do Catar de F1

Piloto da McLaren está próximo de faturar título inédito na carreira

Lando Norris, piloto da McLaren

Lando Norris, da McLaren, pode se sagrar campeão do Mundial de Pilotos no Grande Prêmio do Catar de Fórmula 1. O britânico chega à penúltima etapa da temporada na ponta do campeonato, com 24 pontos de vantagem para os concorrentes na luta pelo título: Oscar Piastri, da McLaren, e Max Verstappen, da Red Bull.

Vale destacar que a prova no Catar terá a realização de uma corrida sprint, que vale oito pontos para o vencedor. Assim, a etapa tem em disputa 33 pontos. Posteriormente, restarão 25 pontos a serem disputados no GP do Abu Dhabi.

Desta forma, para faturar título inédito na carreira, Norris precisa somar em Lusail dois pontos a mais que os adversários. Com isso, o piloto da McLaren sairia da etapa com vantagem de 26 pontos para Piastri e Verstappen e se sagraria campeão.

Há também a possibilidade de Lando conquistar a taça com 25 pontos de vantagem na liderança. Para isso, o britânico precisaria vencer a corrida principal. Desta maneira, o piloto pode ser alcançado em pontuação, mas asseguraria a conquista pelos critérios de desempate: vitórias e corridas encerradas no segundo lugar.

Outro cenário favorável a Norris seria uma vitória na sprint e um segundo lugar na corrida principal. Todavia, para o piloto do carro #4 se sagrar campeão, Piastri e Verstappen não poderiam triunfar na corrida de domingo.

O que Piastri e Verstappen precisam fazer para seguir na luta pelo título

Empatados com 366 pontos, Oscar Piastri e Max Verstappen ocupam os segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Para seguirem com chances de faturarem o Mundial de Pilotos, os pilotos têm de sair da etapa com, no máximo, 25 pontos de desvantagem para Norris - desde que este último não triunfe na corrida principal.

Leia também

Jornalista formado pelo Centro Universitário UNA. Acumula passagens pela Web Rádio Neves FM e Portal Esporte News Mundo, como setorista do América, além de possuir experiência em coberturas in-loco e podcast. Apaixonado por automobilismo e esportes americanos.

Ouvindo...