A Red Bull foi multada em 50 mil dólares (R$ 268 mil) por violação das regras pré-corrida antes da prova principal do Grande Prêmio dos Estados Unidos da
O motivo da violação foi a invasão de um membro da equipe na pista para remover um marcador de referência que a McLaren havia colocado no pitwall ao lado da posição de Lando Norris, da equipe inglesa, no grid. As informações são do site The Race.
Norris largou na segunda colocação, enquanto Max Verstappen, da Red Bull, largou em primeiro.
Segundo o jornal publicou nesse domingo, após o início da volta de apresentação para a corrida principal, uma pessoa ligada à equipe Red Bull voltou para a pista enquanto fiscais de box começavam a fechar os portões de acesso. O The Race aponta que os membros do estafe da Fórmula 1 tentaram impedi-lo, mas sem sucesso.
O jornal também destaca que a pessoa conseguiu ter acesso à posição onde estava a fita que indicava a referência para Lando Norris, mas não conseguiu retirar a marcação.
Vale destacar que o regulamento da Fórmula 1 não aponta nenhuma irregularidade no uso de um marcador de referência na parede ao lado da pista antes do procedimento de largada. Da mesma forma que não é proibido que alguém remova o indicador.
Todavia, no caso em questão, houve a punição devido à violação específica de entrada na pista após o início do procedimento de volta de apresentação - o que poderia levar a um adiamento da largada da prova.
Chefe de equipe comenta caso
O chefe de equipe da Red Bull, Laurent Mekies, falou sobre o caso antes mesmo da divulgação da punição por parte da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).
“Sentimos que em algum momento durante os procedimentos de grid, um dos nossos caras não seguiu as instruções dos oficiais ou de algum fiscal. Conversamos com nosso pessoal, e eles estão muito confiantes de que seguiram as instruções dos fiscais em todos os momentos. Então, acho que provavelmente se trata de um mal-entendido”, iniciou.
“Fomos ver o vídeo com a FIA e com certeza é algo que podemos fazer melhor no futuro, mas certamente, da nossa parte, não sentimos que ignoramos uma instrução, então acho que é uma coisa muito pequena. Mas, ainda assim, é algo que abordaremos no futuro”, finalizou.
Verstappen vence e se aproxima das McLarens
Max Verstappen concluiu com uma vitória tranquila seu final de semana perfeito no GP dos EUA de Fórmula 1. O tetracampeão mundial foi pole position e venceu a corrida sprint no sábado (18) e neste domingo (19), largando novamente na frente, foi o primeiro a receber a bandeira quadriculada no Circuito das Américas, em Austin. Lando Norris, da McLaren, em segundo, e Charles Leclerc, da Ferrari, completaram o pódio.
Com o resultado, o holandês da Red Bull diminuiu a vantagem da dupla da McLaren no Mundial de Pilotos. Oscar Piastri, que chegou em quinto lugar, continua como líder como 346 pontos, Lando Norris acumula 332, e Verstappen alcançou 306, faltando cinco corridas para o fim da temporada.