Fórmula 1: para que serve a tinta fluorescente utilizada nos testes de pré-temporada

Detalhe chama a atenção dos fãs da categoria durante sessões realizadas no Bahrein

Carro de Lewis Hamilton, da Ferrari, com flow vis aplicado

A pré-temporada da Fórmula 1 segue a todo vapor no Circuito de Sakhir, no Bahrein, nesta semana. Com um novo Regulamento Técnico, as equipes da categoria trabalham para entender como desenvolver os novos bólidos e utilizam de mecanismo pouco usuais para o público comum, dentre eles: o flow vis.

O flow vis é uma tinta fluorescente, que contrasta com a pintura dos veículos, utilizada pelas escuderias em determinados pontos dos carros para avaliar aspectos aerodinâmicos.

A tinta é aplicada pelas equipes em componentes específicos dos bólidos para analisar como o fluxo de ar passa por certos pontos dos carros.

Contudo, para estudar os detalhes aerodinâmicos deixados pela tinta, as equipes da Fórmula 1 utilizam uma luz ultravioleta. Com isso, é possível “esconder” especificidades técnicas de cada peça das demais escuderias do grid.

Apesar de parecer simples, a aplicação do flow vis requer atenção. Caso a tinta seja utilizada em pouca quantidade, pouco se obtém de informação. Já se aplicada em excesso, a análise é comprometida - uma vez que o fluxo aerodinâmico é comprometido.

Leia também

Testes de pré-temporada da Fórmula 1

O Circuito de Sakhir, no Bahrein, recebe entre os dias 18 e 20 de fevereiro a segunda bateria dos testes de pré-temporada da Fórmula 1.

O início oficial da temporada será no dia 5 de março, quando começam os treinos livres do GP da Austrália.

Jornalista formado pelo Centro Universitário UNA. Acumula passagens pela Web Rádio Neves FM e Portal Esporte News Mundo, como setorista do América, além de possuir experiência em coberturas in-loco e podcast. Apaixonado por automobilismo e esportes americanos.

Ouvindo...