Ouvindo...

No mercado: a situação do zagueiro Nino, do Zenit, da Rússia

Campeão da Libertadores com Fluminense em 2023 é titular absoluto no clube russo

Nino em ação pelo Zenit

No Zenit, da Rússia, desde janeiro de 2024, o zagueiro Nino, campeão da Libertadores com o Fluminense em 2023, é titular da equipe comandada pelo técnico Sergey Semak e se destaca não só no setor defensivo, como dá suas contribuições no ataque.

Titular em 30 partidas da equipe no Campeonato Russo, Nino tem dois gols e uma assistência na competição. No dia 10 de maio, ele marcou o gol que deu a vitória sobre o Dynamo Makhachkala e manteve a equipe viva na Liga Russa.

No dia 18 de maio, ele tirou uma bola em cima da linha, garantindo a vitória do Zenit sobre o Rostov, que também manteve o Zenit na briga pelo título russo.

Confira estatísticas de destaque do zagueiro no Campeonato Russo, retiradas da plataforma especializada em estatística Sofascore:

  • Líder do Zenit (e segundo do campeonato) em passes certos: média de 60,2 por jogo (aproveitamento de 92%)
  • Líder do Zenit em bolas longas certas: média de 4,3 por jogo
  • 2º do Zenit em cortes: média de 3,5 por jogo

Nino está sempre no radar dos clubes brasileiros. Em dezembro do ano passado, ele chegou a comentar sobre um interesse do Cruzeiro em entrevista ao ge, mas não deu qualquer pista de saída do Zenit, clube pelo qual tem contrato até 30 de junho de 2028.

Leia também

Carreira de Nino

Natural de Recife, Nino iniciou sua carreira profissional no Criciúma, onde se destacou antes de se transferir para o Fluminense em 2019. No Tricolor carioca, se firmou como titular rapidamente e, depois, assumiu a faixa de capitão.

Foram 246 jogos, 13 gols, cinco assistências e seis títulos com a camisa tricolor:

  • Taça Rio: 2020
  • Taça Guanabara: 2022 e 2023
  • Campeonato Carioca: 2022 e 2023
  • Copa Libertadores da América: 2023

Em janeiro de 2024, Nino se transferiu para o Zenit, que pagou cerca de 5 milhões de euros pela sua contratação. Desde então, o zagueiro acumula três gols e uma assistência em 50 partidas pelo clube russo. Além disso, conquistou o Campeonato Russo e a Copa da Rússia com a equipe em 2023/24.

Na Seleção Brasileira, Nino conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021.

Rômulo Giacomin é repórter multimídia da Itatiaia. Formado pela UFOP, tem experiência como repórter de cidades da Região dos Inconfidentes, e, na cobertura esportiva, passou por Esporte News Mundo, Estado de Minas, Premier League Brasil e Trivela.