No Zenit, da Rússia, desde janeiro de 2024, o zagueiro Nino, campeão da
Titular em 30 partidas da equipe no Campeonato Russo, Nino tem dois gols e uma assistência na competição. No dia 10 de maio, ele marcou o gol que deu a vitória sobre o Dynamo Makhachkala e manteve a equipe viva na Liga Russa.
No dia 18 de maio, ele tirou uma bola em cima da linha, garantindo a vitória do Zenit sobre o Rostov, que também manteve o Zenit na briga pelo título russo.
Confira estatísticas de destaque do zagueiro no Campeonato Russo, retiradas da plataforma especializada em estatística Sofascore:
- Líder do Zenit (e segundo do campeonato) em passes certos: média de 60,2 por jogo (aproveitamento de 92%)
- Líder do Zenit em bolas longas certas: média de 4,3 por jogo
- 2º do Zenit em cortes: média de 3,5 por jogo
Nino está sempre no radar dos clubes brasileiros. Em dezembro do ano passado, ele chegou a comentar sobre um interesse do
Carreira de Nino
Natural de Recife, Nino iniciou sua carreira profissional no Criciúma, onde se destacou antes de se transferir para o Fluminense em 2019. No Tricolor carioca, se firmou como titular rapidamente e, depois, assumiu a faixa de capitão.
Foram 246 jogos, 13 gols, cinco assistências e seis títulos com a camisa tricolor:
- Taça Rio: 2020
- Taça Guanabara: 2022 e 2023
- Campeonato Carioca: 2022 e 2023
- Copa Libertadores da América: 2023
Em janeiro de 2024, Nino se transferiu para o Zenit, que pagou cerca de 5 milhões de euros pela sua contratação. Desde então, o zagueiro acumula três gols e uma assistência em 50 partidas pelo clube russo. Além disso, conquistou o Campeonato Russo e a Copa da Rússia com a equipe em 2023/24.
Na Seleção Brasileira, Nino conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021.