Ouvindo...

Inter volta à carga para repatriar lateral William, do Cruzeiro

Colorado pode envolver atacante Wanderson, de 30 anos, e ainda buscar acordo por dívida de R$ 7 milhões relativa à compra de Wesley

William fica perto de deixar o Cruzeiro e retornar ao Inter, clube que o formou

O Inter tenta fechar a contratação do lateral-direito William, do Cruzeiro, até a próxima sexta-feira (28), quando se fecha a janela atual de contratações. O modelo de negócio está em discussão pelos clubes, mas pode envolver o atacante Wanderson, reserva no Colorado.

Se não houver tempo hábil até lá, a operação pode ser adiada e concluída entre 10 de março e 11 de abril, na próxima janela nacional.

William, de 29 anos, vive mau momento técnico no Cruzeiro, teve um pênalti defendido diante do América, na semifinal do Campeonato Mineiro, e passou a ser muito criticado pela torcida.

Na última madrugada, torcedores organizados do Cruzeiro fizeram um protesto e penduraram bonecos com a camisa de William, do lateral-esquerdo Marlon e do meia Matheus Pereira em um viaduto de Belo Horizonte. A ação foi repudiada pela direção do clube.

“O Cruzeiro repudia veementemente e lamenta episódios de ataque às vidas de alguns de seus atletas, ocorridos na última noite. O clube acionou as forças de segurança para que todas as providências sejam tomadas a respeito desse assunto”, informou.

História no Inter

William foi revelado pelo Internacional em 2014 e defendeu o Colorado até 2017, quando foi negociado com o Wolfsburg, da Alemanha. O jogador é gaúcho de Pelotas e sempre se declarou torcedor do Inter.

Caso William deixe o Cruzeiro, Leonardo Jardim passará a ter apenas Fagner, de 35 anos, como opção para a posição.

William está em sua terceira temporada no Cruzeiro. No total, são 108 jogos oficiais, seis gols e 15 assistências.

O contrato do lateral com o Cruzeiro vai até o fim de 2026.

Modelo de negócio

Para ter William de volta, o Inter está disposto a fazer uma troca. Uma das opções propostas ao Cruzeiro é o atacante Wanderson, de 30 anos, reserva da equipe de Roger Machado. O velocista, que atua pela direita, perdeu espaço para Wesley, Vitinho e o colombiano Johan Carbonero.

Wanderson fez nove jogos pelo Inter na temporada, todos pelo Gauchão. No período, ele marcou um gol e deu uma assistência.

Maranhense de São Luís, Wanderson começou a carreira nas bases do Ajax, da Holanda, e do Germinal Beerschot, da Bélgica. Como profissional, passou por Lierse-BEL, Getafe-ESP, Red Bull Salzburg-AUS e Krasnodar-RUS.

No Brasil, já são quatro temporadas pelo Internacional. Desde então, são 145 jogos oficiais, 21 gols e 19 assistências.

A melhor temporada de Wanderson pelo Colorado foi a de 2023, com 61 apresentações, oito gols e dez assistências.

Ainda que Wanderson não viva bom momento no Sul, o atacante atua numa faixa do campo em que Leonardo Jardim, comandante cruzeirense, deseja um reforço. O técnico português pediu um velocista que jogue pela direita.

Dívida

As conversas entre Inter e Cruzeiro acerca de William e Wanderson podem servir ainda para solucionar uma questão financeira que se arrasta desde fevereiro de 2024.

O Inter deve cerca de R$ 7 milhões ao Cruzeiro relativos à compra do atacante Wesley. O clube mineiro acionou a Câmara Nacional de Resolução de Disputas (CRND) para tentar receber o montante.

Leia também

Emerson Pancieri é setorista do Cruzeiro na Rádio Itatiaia, onde atua desde 2016. Graduou-se em Jornalismo pela Newton Paiva, em 2009. Passou também por Transamérica, O Tempo, Band News, Rádio Globo e CBN (onde foi setorista do Cruzeiro de 2012 a 2016 e cobriu o bicampeonato brasileiro 2013 e 2014, além da Copa no Brasil).
Gaúcha de Porto Alegre, Mauri Dorneles é formada em Jornalismo pela PUC-RS e trabalha como correspondente do portal Itatiaia Esporte no Sul do Brasil. Também cursou Cinema. Antes da Itatiaia, passou por Correio do Povo, Record RS, Rádio Grenal, RBS TV e Band.