O
A Itatiaia ouviu que o atleta já está no país do leste europeu para a realização de exames médicos, como informou inicialmente o Uol.
O jovem deve ser o 13º brasileiro no elenco ucraniano, cuja média de idade é de apenas 21 anos, reforçando a estratégia do clube de apostar em talentos em formação.
Luca foi um dos principais destaques recentes do Peixe nas categorias de base. Segundo dados do Flashcore, no sub-17 de 2024, o atacante marcou 14 gols em 9 jogos e ainda participou da Copinha, distribuindo uma assistência em sua estreia. Após a competição, ganhou espaço no elenco principal durante a disputa da Série B.
Já em 2025, brilhou no sub-20, balançando as redes 13 vezes em 10 partidas e sendo decisivo nos três clássicos contra Palmeiras, Corinthians e São Paulo, garantindo a artilharia da competição. No time profissional, também disputou o Campeonato Paulista, onde anotou uma assistência.
Seu desempenho chamou a atenção da plataforma E-Scout, sistema de avaliações de jogadores, especializada em futebol de base no Brasil, onde recebeu 64 pontos de 100 possíveis na avaliação geral. O relatório destaca atributos físicos e cognitivos, como resistência, mobilidade, leitura de jogo e troca de ritmo. Ofensivamente, a finalização e a condução de bola se sobressaem, reforçando seu perfil de atacante letal dentro da área.
Convocado para a Seleção Brasileira sub-20 na fase final de preparação para o Mundial do Chile, Luca tem mostrado personalidade em jogos decisivos. Natural de Goiânia (GO), chegou ao Santos com apenas 10 anos e tem contrato profissional até o fim de 2029.