O Brasil pode voltar a sediar uma edição dos Jogos Pan-americanos. A candidatura do Rio de Janeiro e Niterói para sediar a edição de 2031 foi apresentada durante a 63ª Assembleia da PanAm Sports, em Assunção, Paraguai.
A delegação brasileira foi liderada pelo presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Marco La Porta, e pelos prefeitos Eduardo Paes (Rio de Janeiro) e Rodrigo Neves (Niterói), além de outros atletas e autoridades.
O Presidente do COB ressaltou que os Jogos Pan-americanos de 2031 terão o compromisso de acelerar o desenvolvimento coletivo do esporte pan-americano.
Rio de Janeiro e Niterói estão prontas para receber novamente as Américas. Nossa principal missão é contribuir para a evolução do esporte pan-americano, começando antes mesmo de 2031. Nossa candidatura é um chamado à transformação esportiva de toda o continente. Queremos intensificar o intercâmbio entre todos os 41 Comitês Olímpicos Nacionais como caminho estratégico para acelerar o desenvolvimento do esporte brasileiro e de toda a região”, disse Marco La Porta.
Isso se dará por meio de seminários, clínicas e campos de treinamento para atletas, treinadores e dirigentes. “Esse é um compromisso que temos com as Américas e queremos começar agora”, completou La Porta.
Último Pan no Brasil
Caso seja confirmada, os Jogos Pan-americanos de 2031 ocorrerão exatamente 24 anos após o último, que aconteceu em 2007, no mesmo Rio de Janeiro.
Naquela oportunidade, a competição durou dezessete dias, contou com 5633 atletas de 42 países competir. Ao todo foram 332 eventos de 47 modalidades.