Belo Horizonte terá, pela primeira vez, uma maratona oficial. Com data marcada para o dia 17 de maio de 2026, o evento promete ser mais do que uma simples corrida: será uma celebração à cidade, sua cultura e seus espaços públicos.
A apresentação oficial da prova aconteceu nesta quinta-feira (7), em coletiva de imprensa com o idealizador da iniciativa, Lucas Condurú Davis, fundador do projeto de corrida ‘BairrosBH’ e a vereadora Marcela Trópia, do Partido Novo.
A Maratona Oficial de Belo Horizonte terá três modalidades: a tradicional prova de 42km, uma corrida de 5km no dia anterior e a Corrida Kids. As inscrições serão abertas no dia 7 de setembro de 2025, e a organização estima um total de até 17.500 corredores nas três categorias, com limite de 7 mil atletas para a prova principal.
A largada da maratona principal será no Complexo Esportivo do Vale do Jatobá, no Barreiro, e a chegada está prevista para a Praça da Estação, no coração da capital. A largada da prova está prevista entre as 5h e 6h, e a medalha entregue aos participantes terá como destaque o mapa da capital mineira.
Vereadora Marcela Trópia (Novo) e Lucas Condurú Davis durante coletiva de apresentação da Maratona Oficial de BH
Foco em desempenho e turismo
Com um projeto que une desempenho esportivo e vivência urbana, o percurso está sendo finalizado em parceria com os órgãos de trânsito e a Federação Mineira de Atletismo, e promete ser um dos mais rápidos do Brasil, ideal tanto para atletas de elite em busca de marcas expressivas quanto para amadores que querem superar seus limites em grande estilo.
“Criamos essa maratona pensando primeiro no corredor em sua superação, no desejo de viver uma prova rápida e inesquecível. Montamos um percurso para ser um marco técnico e escolhemos a data pela baixa possibilidade de chuva, clima ameno e umidade agradável. E depois vestimos essa experiência com o que BH tem de melhor: nossa música, nossa cultura, nossa gastronomia e o nosso jeito de acolher. É uma maratona que une performance e celebração”, disse Lucas Condurú.
“Sempre defendi que BH merecia uma maratona, que representa muito mais do que um evento esportivo - ela é símbolo de uma cidade que valoriza a saúde, o bem-estar, o turismo e o uso inteligente dos espaços públicos. Trabalhei para viabilizar esse diálogo entre atletas, organizadores e poder público porque acredito que Belo Horizonte tem vocação natural para estar no calendário das grandes corridas do Brasil. A cidade precisa oferecer estrutura, segurança e incentivo à prática da corrida de rua”, afirmou Marcela Trópia.
Opções de percurso
O trajeto da maratona foi desenhado com o objetivo de atravessar a cidade de ponta a ponta, valorizando diferentes regiões e paisagens. Estão em avaliação quatro rotas distintas, todas com chegada na Praça da Estação e largada no Barreiro, aproveitando o curso dos córregos da cidade para garantir um trajeto majoritariamente em descida, o que contribui para a velocidade da prova.
Confira as quatro opções de percurso:
- Trajeto 1 – Rápido (98m de ganho de altimetria)
Av. Senador Levindo Coelho → Av. do Canal → Av. Tereza Cristina → Av. do Contorno → Av. dos Andradas → R. Silviano Brandão (primeira subida da prova, no KM 26,5) → Av. dos Andradas (até o fim, retorno) → Praça da Estação - Trajeto 2 – Rápido com Arena MRV (160m de ganho de altimetria)
Av. Senador Levindo Coelho → Av. do Canal → Av. Tereza Cristina → Via Expressa (até Arena MRV e retorno) → Av. do Contorno → Av. dos Andradas (até o fim, retorno) → Praça da Estação - Trajeto 3 – Turístico 1 (220m de ganho de altimetria)
Av. Senador Levindo Coelho → Av. do Canal → Av. Tereza Cristina → Praça Raul Soares → Mercado Central → Praça Sete → Praça Rui Barbosa → Viaduto Floresta → R. Sapucaí → Viaduto Santa Tereza → Av. dos Andradas (até o fim, retorno) → Praça da Estação - Trajeto 4 – Turístico Desafiador (290m de ganho de altimetria)
Av. Senador Levindo Coelho → Av. do Canal → Av. Tereza Cristina → Via Expressa (até Arena MRV e retorno) → Praça Raul Soares → Mercado Central → Praça Sete → Praça Rui Barbosa → Viaduto Floresta → R. Sapucaí → Viaduto Santa Tereza → Av. dos Andradas (até esquina com R. Silviano Brandão e retorno) → Praça da Estação
Um final de semana de festa e experiências
Muito além da corrida, a maratona transformará Belo Horizonte em um palco cultural a céu aberto. Entre os dias 15 e 17 de maio de 2026, o Parque Municipal será sede da Vila da Maratona, com programação cultural, feira gastronômica, atrações musicais e espaços interativos. Na sexta-feira, a abertura contará com a entrega de kits, recepção aos grupos de corrida e shows com artistas locais. O sábado será reservado à Corrida de 5km e à Corrida Kids. Já o domingo marcará a realização da prova principal de 42km.
Durante todo o trajeto da maratona, blocos de carnaval, apresentações culturais e até petiscos mineiros nos pontos de hidratação ajudarão a ‘embalar’ os corredores. A proposta é oferecer uma experiência sensorial que celebre a identidade de BH.
Impacto econômico e legado para a cidade
A expectativa dos organizadores é de que a Maratona Oficial de Belo Horizonte se torne um dos principais eventos esportivos do país, atraindo corredores do Brasil e do exterior. Com isso, setores como hotelaria, transporte, alimentação e comércio local devem sentir os efeitos positivos já na primeira edição. Além disso, o evento busca promover o uso qualificado do espaço público, valorizar o esporte e fortalecer a imagem de Belo Horizonte como um destino cultural e esportivo.
Mais informações e atualizações sobre a prova podem ser acompanhadas no site oficial do evento e no perfil oficial no Instagram: @maratonaoficialdebelohorizonte.