O mineiro Luiz Maurício alcançou uma marca importante nesse domingo (3) durante a disputa do Troféu Brasil de Atletismo. Atleta do Praia Clube, Luiz Mauricio quebrou o recorde sul-americano na prova de lançamento de dardo e registrou a segunda maior distância em 2025: 91 metros. Com esse rendimento, Luiz conquistaria a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.
A melhor marca do ano foi anotada pelo alemão Julian Weber com 91.06 metros. O lançamento de Luiz Mauricio supera a marca do indiano Neeraj Chopra (ouro e prata nas últimas duas edições de Olimpíada).
“Até agora não sei descrever o que foi essa prova. Eu sempre almejei chegar aos 90 metros, porque sempre se vê lançadores lançando longe, mas poucos acima dessa marca. É um seleto grupo que conseguiu esse feito”, disse.
"É histórico, e poder fazer isso no Brasil tem um peso muito maior. De estar aqui no Troféu e fazer 90 metros dentro do Brasil. É muito legal entrar para o livro da história”, disse Luiz Maurício.
Evolução impressionante
O recorde sul-americano era 86.62m, também anotado por Luiz Mauricio. O mineiro melhorou com 90.68 já no primeiro lançamento. Depois, alcançou o 91 metros.
Luiz Mauricio vem, sistematicamente, melhorando as próprias marcas. Em Paris-2024, o brasileiro lançou 80.67m. Neste ano, melhorou a própria marca (e o recorde sul-americano por consequência) cinco vezes.
“Em um ano, já melhorei cinco vezes meu recorde pessoal. Está sendo uma sequência muito boa, um ano incrível para mim. Vamos ver as cenas dos próximos capítulos”, completou.
Todo Esporte
Luiz Maurício foi convidado do Todo Esporte, em junho, para falar sobre a caminhada rumo a Los Angeles-2028, a grande participação em Paris e a sequência de marcas superadas nos últimos meses. Confira abaixo a entrevista completa.