Mariana, cidade histórica localizada há 115 km de Belo Horizonte, receberá a 32ª edição do Iron Biker. A prova, que é considerada a maior da América Latina, reunirá milhares de atletas do Brasil inteiro, com largadas e chegadas no centro histórico da primeira capital de Minas Gerais. O evento ocorrerá entre os dias 13 e 14 de setembro.
Os ciclistas - tanto os profissionais, quanto os amadores - terão um só objetivo: superar limites em meio à natureza exuberante e aos desafios técnicos das trilhas da região, celebrando o esporte, a resistência e o espírito de competitividade que o evento inspira.
Evento esportivo plural
Centro Histórico de Mariana se transforma em uma pista nos dias de Iron Biker
A pluralidade dos participantes é uma das marcas registradas do Iron Biker Brasil. De iniciantes a veteranos, de amadores a profissionais, homens e mulheres de todas as regiões do país.
Essa sensação é descrita por Cláudio Voltareli, 43 anos, que vai sair de Ibitinga -SP para competir pela sexta vez. “Participo de todas as edições desde 2019, e cada uma me surpreendeu com novas experiências, novos desafios e limites que são superados. Mas, o que mais me toca são as amizades que a gente consegue construir durante a prova. É uma competição completa. Estou ansioso para setembro”, afirmou.
Turismo e diversificação econômica
O Iron Biker Brasil transformou Mariana em um local capaz de reunir os apaixonados pelo mountain bike de norte a sul do país. A cada edição, a cidade se torna palco de reencontros, conexões e novas histórias, em um ambiente que respira esporte e acolhimento.
Além da emoção das trilhas, o evento impulsiona o turismo, amplia a visibilidade de Mariana no cenário nacional e fortalece a economia local. Lucas Fonda, um dos organizadores, resume bem essa energia que invade a cidade. “O Iron Biker Brasil une atletas e comunidade. Para Mariana, é uma oportunidade de mostrar o potencial esportivo do município e acolher visitantes de todo o Brasil. A competição fortalece o turismo, movimenta a economia e consolida a cidade como referência no ciclismo de montanha”, destaca Fonda.
Confira a programação
- 11 de setembro (quinta-feira)16h às 20h – Entrega de kits aos atletas no Teatro Municipal.
- 12 de setembro (sexta-feira)10h às 21h – Entrega de kits aos atletas no Teatro Municipal.19h – Programação social na Praça Gomes Freire (Jardim).
- 13 de setembro (sábado)7h30 - Largada simultânea das modalidades do percurso total (A).8h20 - Largada simultânea das modalidades do percurso reduzido (B).
- 14 de setembro (domingo)7h30 - Largada simultânea das modalidades do percurso total (A).8h20 - Largada simultânea das modalidades do percurso reduzido (B).15h - Premiação.