Ouvindo...

Brasil conquista medalha de prata no Mundial de Ginástica Rítmica

Em competição realizada no Rio de Janeiro, time brasileiro ficou atrás apenas do Japão na classificação geral

Brasil deu show e conquistou medalha inédita na ginástica rítmica

O Brasil fez história no Mundial de Ginástica Rítmica por equipes. Neste sábado (23), no Rio de Janeiro, Duda Arakaki, Nicole Pircio, Sofia Madeira, Mariana Gonçalves e Maria Paula Caminha conquistaram a medalha de prata na competição e carimbaram vaga nas finais das cinco fitas e nos conjuntos mistos. É a primeira vez que o time brasileiro sobe no pódio desta categoria.

Para conquistar a prata, a equipe brasileira fez 27.400 pontos nas cinco fitas e 27.850 no conjunto misto. As finais de cada categoria serão disputadas durante a tarde e noite deste domingo, também no Rio de Janeiro.

O Japão ficou com a medalha de ouro, com um desempenho de 27.200 nas cinco fitas e 28.350 no conjunto misto. A equipe nipônica volta a subir no pódio após seis anos. Em 2019, em Baku, no Azerbaijão, as japonesas ficaram com a prata, atrás apenas da Rússia. A Espanha completou o pódio das equipes, com a medalha de bronze.

As brasileiras iniciaram a apresentação no conjunto misto ao som de “Evidências”, da dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó. Nas cinco fitas, a equipe utilizou um mix de duas músicas: “O que é? O que é", de Gonzaguinha, e “Samba do Brasil”, de Bellini.

Uma das homenagens ao Brasil durante a prova foi feita pela equipe húngara, que utilizou um collant da camisa do Brasil e uma bola de futebol.

A Espanha e o Chipre também homenagearam o Brasil, realizando suas apresentações ao som de “Samba do Brasil”, de Bellini.

Veja a classificação geral

  1. Japão
  2. Brasil
  3. Espanha
  4. China
  5. Israel
  6. Bulgária
  7. Polônia
  8. Alemanha
  9. Ucrânia
  10. França
  11. México
  12. Estônia
  13. Azerbaijão
  14. Uzbequistão
  15. Itália
  16. Hungria
  17. Cazaquistão
  18. Finlândia
  19. Turquia
  20. Coréia do Sul
  21. Malásia
  22. Lituânia
  23. República Tcheca
  24. Canadá
  25. Taipei
  26. Noruega
  27. Chile

*Com agência

Leia também

Túlio Kaizer é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte e tem grande experiência no digital. Foi setorista dos três grandes clubes do futebol mineiro: América, Atlético e Cruzeiro. Cobre também basquete, vôlei, esportes americanos, esportes olímpicos e e-sports.