Ouvindo...

Irmão revela qual é o time de Leão XIV, o novo Papa

John Prevost falou sobre preferência esportiva do Papa em entrevista nesta quinta-feira (8)

Papa Leão XIV na varanda da Basílica de São Pedro, no Vaticano

O irmão do Papa Leão VIX falou sobre as preferências esportivas do irmão, nesta quinta-feira (8). Em entrevista à WGNNews, dos Estados Unidos, John Prevost revelou que o irmão, Robert Francis Prevost, de 69 anos, é torcedor do Chicago White Sox, time de beisebol de Chicago, cidade natal da família.

A informação deu fim aos rumores que o novo papa torceria para o Chicago Cubs, rival da cidade. As duas equipes disputam a Major League Baseball (MLB) dos Estados Unidos.

“Ele nunca foi um fã dos Cubs. Eu não sei de onde surgiu essa conversa. Ele sempre foi um fã do White Sox, disse Prevost. “Nossa mãe era fã dos Cubs, nosso pai torcia para o (St Louis) Cardinals. Não sei de onde surgiu. Todas nossas tias, por parte de mãe, vieram da Zona norte, então eram fãs dos Cubs”, completou.

O atual Papa guarda também uma curiosidade em relação ao futebol com seu antecessor. Ele foi escolhido bispo de Chiclayo, no Peru, cidade que abriga um clube chamado San Lorenzo. O Papa Francisco, argentino, torcia para o San Lorenzo, mas da Argentina.

Leia também

No futebol

O jornalista Osler Lesclano concedeu entrevista à TV Perú Noticias e afirmou que o papa apoia o Alianza Lima, do Peru. Leão XIV morou no país latino-americano de 1985 a 1989 e de 1988 a 1998. Ele nunca deu declaração oficial sobre o tema.

“Lembro-me de vê-lo em 2018 na Festa da Cruz de Motupe. Ele é próximo da juventude, das paróquias e do esporte. É apoiador da Alianza Lima, juntamente com o Bispo Daniel Turley Murphy, que são membros da mesma Ordem de Santo Agostinho”, garantiu o jornalista.

Esporte preferido

Apesar da curiosidade, o papa Leão XIV não tem o futebol como esporte predileto. O estadunidense afirmou que gosta mais do tênis.

“Me considero um grande aficionado por tênis. Mas desde que deixei o Peru tive poucas ocasiões de jogar, então espero voltar às quadras em algum momento”, afirmou o então cardeal Robert Prevost em uma declaração repercutida tanto pelo jornal argentino La Nación quanto pelo site Pillar Catholic.

Quem é o novo Papa

Robert Francis Prevost tem 69 anos e foi eleito o 267° papa da história da Igreja Católica. Nascido em Chicago, nos Estados Unidos, ele se tornou prefeito do Dicastério para os Bispos em 2023, responsável por nomear bispos mitrados no mundo todo.

Prevost foi missionário no Peru e, anos depois, foi nomeado arcebispo emérito de Chiclayo, no país andino. Ele também é presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina.

Após a fumaça branca indicar que o novo pontífice havia sido escolhido e aceitado a missão do papado, milhares de pessoas se aglomeraram em frente à Basílica de São Pedro para testemunhar a apresentação do novo papa.

O papa foi eleito no segundo dia do conclave ao obter dois terços dos votos necessários para ser escolhido como próximo sumo pontífice. Como o conclave contou com 133 cardeais votantes (aqueles com menos de 80 anos), Prevost foi eleito com, ao menos, 89 votos.

Leonardo Parrela é repórter multimídia na área de esportes na Itatiaia. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com Globo Esporte, UOL Esporte e Hoje Em Dia, onde cobriu Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.