O Vitória buscará, neste sábado (5), conquistar um feito inédito na Série A do Campeonato Brasileiro de 2024. O Leão visita o Atlético, a partir das 16h30 (de Brasília), na Arena MRV, em Belo Horizonte.
Caso ganhe o confronto, essa será a primeira vez que o Rubro-Negro vence o mesmo adversário duas vezes na competição. Vale lembrar que, no primeiro turno, a equipe baiana bateu o Galo por 4 a 2 no Barradão, em Salvador (BA).
A oportunidade deste sábado, inclusive, é uma das últimas para o Vitória atingir essa marca no Brasileirão. Afinal, o clube venceu apenas outras três equipes na metade inicial do certame: Internacional, Fluminense e Criciúma.
Como já foi derrotado pelo Colorado no segundo turno, restam apenas Atlético, Flu e Tigre para que o Leão termine com 100% de aproveitamento contra pelo menos um adversário.
Boa campanha no returno
A campanha do time baiano no segundo turno é consideravelmente melhor do que no primeiro. Com 13 pontos conquistados em nove jogos (48,1% de aproveitamento), o Vitória é o nono colocado da metade final do campeonato. Contra os mesmos adversários, o Leão somou apenas cinco pontos na metade inicial.
Isso não significa, porém, que a situação não é crítica. O Leão ocupa a 17ª posição do Brasileirão e, segundo dados do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem 51,3% de chances de cair para a Segunda Divisão.
A diferença para o Fluminense, primeiro clube fora do Z4, é de dois pontos. O Tricolor carioca venceu o Cruzeiro nessa quinta e ultrapassou o Leão.
Sequência do Vitória
Até o fim do Campeonato Brasileiro, o Vitória terá 10 partidas para tentar se livrar da degola. Os adversários serão Atlético (fora), RB Bragantino (em casa), Fluminense (em casa), Athletico-PR (fora), Corinthians (em casa), Criciúma (fora), Botafogo (fora), Fortaleza (em casa), Grêmio (em casa) e Flamengo (fora).