Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Vitória no WhatsApp

Veja números do Vitória sem Matheuzinho, desfalque para Ba-Vi do Brasileiro

Meia está suspenso e não participará do último clássico baiano da temporada

Matheusinho, meia do Vitória, em ação contra o Cuiabá

Principal destaque do Vitória na temporada, o meia Matheusinho não estará no último Ba-Vi de 2024. Punido com o terceiro cartão amarelo diante do Cuiabá, o camisa 30 está fora do clássico do próximo domingo (11), válido pela 22ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Os rivais se enfrentarão na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA), às 16h (de Brasília).

O desfalque é tamanho que, dos quatro jogos que Matheusinho não participou no ano, o Leão perdeu três e venceu apenas um. A última vez que ele não esteve presente foi contra o Fortaleza, no dia 17 de julho, em virtude de um quadro viral. O Rubro-Negro perdeu aquela partida por 3 a 1.

Os outros três jogos da lista foram contra Jequié-BA, pelo Campeonato Baiano, Juazeirense-BA e Treze-PB, ambos pela Copa do Nordeste. Os resultados foram esses, em sequência: derrota por 1 a 0, derrota por 2 a 0 e vitória por 3 a 0.

Vale destacar, no entanto, que, nessas três partidas, o Vitória utilizou uma equipe praticamente toda reserva. O time era comandado por Léo Condé nessas ocasiões.

Melhor momento da carreira

Revelado pelo Figueirense em 2017, Matheusinho vive seu melhor momento da carreira aos 26 anos. Após passagens por clubes como Caxias-RS e Ypiranga-RS, o meia se encontrou no Vitória desde o ano passado, quando ajudou o clube a conquistar a Série B do Campeonato Brasileiro.

Em 2024, o jogador assumiu de vez o protagonismo. Os quatro gols e oito assistências na temporada representam seus melhores números na carreira. Não é à toa que ele é o atleta com mais jogos pelo Leão em 2024: são 40, no total.

Nesta quarta, o Vitória anunciou a renovação de contrato com o jogador. O novo vínculo entre as partes vai até 2028.

Retornos

Apesar do desfalque de peso, o Vitória deve ter retornos para o clássico de domingo. A começar pelo técnico Thiago Carpini, que cumpriu suspensão contra o Cuiabá - mesmo caso do lateral-esquerdo Lucas Esteves.

O atacante Everaldo, recuperado dos problemas físicos que o impediram de atuar no último jogo, deve retornar.

O lateral-direito Willean Lepo e o volante Léo Naldi, que apresentaram uma síndrome gripal nesta quarta (7), são dúvidas. Já o volante Caio Vinícius está próximo de retornar - caso seu processo de transição se encerre antes do Ba-Vi, ele ficará à disposição.

Leia também

Vitória leva vantagem em 2024

Bahia e Vitória já se enfrentaram cinco vezes na atual temporada. O time rubro-negro leva vantagem, com duas vitórias. O Tricolor tem um triunfo, e os outros dois jogos terminaram empatados.

Foi sobre o principal rival, também, que o Leão voltou a conquistar o título do Campeonato Baiano após um jejum de seis anos. Na final, a equipe, à época treinada por Léo Condé, venceu o primeiro confronto por 3 a 2, e garantiu o empate em 1 a 1 no segundo.

Na Série A, a briga de ambos é diferente neste momento. O Bahia ocupa a 7ª colocação do certame, com 32 pontos, e o Vitória é o 15º, com 21.

Veja o retrospecto completo

Vitória 3 x 2 Bahia - 1ª fase do Campeonato Baiano
Bahia 2 x 1 Vitória - 1ª fase da Copa do Nordeste
Vitória 3 x 2 Bahia - Final do Campeonato Baiano
Bahia 1 x 1 Vitória - Final do Campeonato Baiano
Vitória 2 x 2 Bahia - 2ª rodada do Brasileirão


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Nuno Krause é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. Antes, foi correspondente da Itatiaia no Nordeste. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), acumula passagens por Bahia Notícias, Jornal A TARDE e Rádio Salvador FM.