Depois de um dia de folga, o
Uma reunião nesta terça-feira (14), no período da tarde, definirá o futuro do profissional.
O Leão volta a campo no sábado (18), às 16h (de Brasília), para enfrentar o Atlético-GO, pela 7ª rodada do Brasileirão. O jogo acontece no Barradão, em Salvador (BA).
De acordo com fontes ouvidas pela Itatiaia, uma parte da diretoria rubro-negra ainda exibe certa crença de que o Vitória pode dar a volta por cima com Condé. Isso porque entende que o treinador não é o principal culpado pelo momento ruim. No entanto, uma demissão não está descartada.
Dos 24 reforços contratados pelo Leão para a temporada, apenas três começaram o jogo contra o Vasco, no último domingo (12), em São Januário: Willean Lepo, Janderson e Luan Santos. Os outros oito titulares pertencem à base que foi campeã da Série B de 2023.
Nomes como Zapata, Eryc Castillo e Raúl Cáceres, por exemplo, não agradaram e dificilmente ainda terão oportunidades com a camisa do Vitória.
Outros, como Luiz Adriano, Jean Mota e Daniel Júnior, que geraram maiores expectativas para a Série A, ainda estão devendo. Além disso, o atacante Everaldo, contratado para ser titular absoluto no Brasileirão, sofreu uma lesão muscular grau 3 e está parado há mais de três meses.
Isso mostra uma falha na montagem do elenco que, na visão da diretoria, ocorreu por causa do mercado inflacionado, e não por falta de planejamento.
O pensamento interno é: enquanto outros times estão estruturados na Série A há muito tempo, o Vitória teve uma ascensão meteórica desde a Série C. Logo, o choque de realidade com o início do Brasileiro era “esperado”, mesmo após o título do Campeonato Baiano.
Longevidade traz bons frutos?
Outro ponto importante de ser ressaltado é de que parte da diretoria crê que trabalhos a longo prazo têm dado bons resultados no futebol brasileiro, vide Vojvoda no Fortaleza e Abel Ferreira no Palmeiras.
Léo Condé chegou ao Vitória no dia 12 de fevereiro de 2023, durante o Campeonato Baiano daquele ano. No total, comandou a equipe em 73 partidas, e acumulou 36 vitórias, 15 empates e 22 derrotas - aproveitamento de 56,16%.
Quem seria o substituto?
Por outro lado, pessoas com influência no clube entendem que a troca de técnico deve ocorrer logo, antes que seja tarde demais. Neste caso, a ideia é de que o time que foi montado pode render mais, como mostrou nas finais do Estadual, e que está regredindo em termos de desempenho.
A preocupação é com quem seria o substituto de Condé, que tem o elenco, mesmo que limitado, nas mãos. Fontes ouvidas pela reportagem relataram que o Vitória teria dificuldades para trazer um técnico com mais experiência na Série A, em virtude da situação financeira do clube.
Após cinco jogos, o Rubro-Negro baiano ocupa a 18ª colocação da Primeira Divisão, com apenas um ponto. Perdeu para Palmeiras, Cruzeiro, São Paulo e Vasco e empatou com o Bahia. O jogo contra o Cuiabá, válido pela 2ª rodada, fora de casa, foi adiado em função da participação do Dourado na Copa Verde.
Possível paralisação do futebol interfere
A possível paralisação do futebol brasileiro, em virtude das enchentes que atingem o Rio Grande do Sul, também está sendo levada em conta. Depois de enfrentar o Atlético-GO, o Leão teria pela frente o Juventude, mas esse jogo foi adiado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
A entidade marcou, para o dia 27 de maio,
Existe a possibilidade de Léo Condé ser mantido no cargo até lá e, a partir de então, uma nova avaliação ser feita.
A diretoria se reuniu nesta segunda-feira (13), pela manhã, e o treinador, assim como o desempenho do time, estiveram em pauta. Até o momento, nenhuma decisão foi tomada.
O Vitória se reapresenta nesta terça para dar início à preparação para o jogo contra o Atlético-GO. Léo Condé deve comparecer ao CT Manoel Pontes Tanajura e, caso nenhuma definição ocorra até lá, comandar o treino.