Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Vasco no WhatsApp

Vasco reencontra Goiás, rival que instaurou a crise no turno do Brasileiro

No dia 22 de junho, Cruz-Maltino foi derrotado em São Januário, por 1 a 0, para o Esmeraldino, e estádio ficou interditado por três meses

Goiás venceu o Vasco, no primeiro turno, em São Januário, por 1 a 0

No dia 22 de junho, o Vasco foi derrotado pelo Goiás, em São Januário, por 1 a 0, com gol de Morelli. Aquele foi o marco da crise que se instaurou no Cruz-Maltino. O confronto que tinha tudo para ser um dia de festa quase virou tragédia com muita confusão e mudou os rumos da equipe na Série A do Campeonato Brasileiro.

Naquele dia, a torcida vascaína não tolerou a terceira derrota consecutiva e resolveu promover um quebra-quebra na Colina. O Vasco foi punido por aqueles atos de vandalismo. Ficou três meses sem poder receber seu torcedor em São Januário. De quebra, entrou na zona de rebaixamento.

O confronto também marcou a última partida do técnico Maurício Barbieri no comando. Depois da derrota, o clube nem sequer deu entrevista coletiva. A demissão foi anunciada no dia seguinte. William Batista assumiu por três jogos, de forma interina, até a chegada de Ramón Díaz. Agora, em situações parecidas no Brasileiro, o Vasco é quem visita o Goiás.

Nas contas para fugir da degola, o confronto é chamado de ‘seis pontos’. O Goiás, além da vantagem de um ponto na tabela, tem o fato de ter vencido o rival fora de casa e chega confiante para a partida na Serrinha. Inclusive, nas últimas três vezes em que os times se encontraram, houve vitória do Esmeraldino pelo mesmo placar: 1 a 0.

Ramón Díaz, que não estava ainda no clube, sabe da importância de vencer o rival direto na luta contra o rebaixamento. Por isso, ele espera o Vasco aguerrido das últimas partidas.

“Agora temos confrontos diretos, com o Goiás temos que duelar, temos que mostrar a hierarquia que tivemos nesses dois jogos. Temos que manter a tranquilidade, competir, preparar-se bem rapidamente e se recuperar rápido. É uma partida decisiva. Na próxima partida, nós replanejaremos a equipe que vai jogar porque precisamos fazer os pontos”, disse após a derrota, em casa, para o Internacional.

Despedida de Andrey Santos

A derrota no primeiro turno também marcou a despedida do jovem Andrey Santos, do Vasco. E de forma melancólica. O jogador, negociado com o Chelsea-ING, estava emprestado até o meio da temporada. Ele chegou a marcar, mas o gol foi invalidado por impedimento. Depois,. tomou cartão amarelo e não conseguiu enfrentar o Cuiabá no jogo seguinte.

Goiás também trata como decisão

O Goiás também vê o confronto contra o Vasco como uma verdadeira decisão. Depois de perder de 5 a 3 para o Fluminense, o técnico Armando Evangelista acredita que o time pode dar uma resposta rápida. E nenhum jogo melhor do que um confronto que vale vida ou morte para os dois times na Série A do Campeonato Brasileiro.

“Até o final serão jogos com caráter de importância elevadíssimo. Teremos que ser audazes e corajosos para disputar os três pontos. Jogando em casa, temos ainda mais o sentimento de que podemos e temos que conquistar esses pontos”, garantiu.

O número elevado de gols feitos e sofridos contra o Flu não foi encarado com preocupação pelo português. Inclusive, ele lembrou que, quando a equipe foi derrotada por 6 a 4 para o Bahia, logo em seguida venceu o São Paulo e respirou um pouco.

“Já aconteceu lá atrás uma derrota desse gênero (6 a 4 para o Bahia) e demos uma grande resposta contra o São Paulo. É isso que temos que fazer. Levantar a cabeça, recuperar os jogadores e montar a estratégia para encarar os próximos adversários com toda a força e toda a coragem. Esse é o caminho e não há outro”, afirmou.

Situação na tabela

Com 30 pontos, o Vasco é o 18º colocado e precisa vencer de qualquer maneira os goianos. Em caso de triunfo, unido a uma derrota do Santos contra o Corinthians, também neste domingo (29) o Cruz-Maltino sairá da zona de rebaixamento a oito rodadas do fim da competição.

Já o Goiás soma 31 pontos e precisa da mesma combinação de resultados para deixar o Z4. O Esmeraldino tem sete vitórias contra nove do Peixe, que soma 33 pontos. Sendo assim, só um empate do Santos e vitória goiana não interessa, uma vez que o time de Goiânia ficaria atrás nos critérios de desempate.

Goiás x Vasco

Goiás

Tadeu; Maguinho, Sidimar, Bruno Melo e Hugo; William Oliveira, Morelli, Guilherme Marques e Allano; Matheus Babi e Palácios. Técnico: Armando Evangelista.

Vasco

Léo Jardim; Paulo Henrique, Léo (Maicon), Medel e Lucas Piton; Zé Gabriel, Jair, Praxedes e Payet (Alex Teixeira); Gabriel Pec e Vegetti. Técnico: Ramón Díaz.

Motivo: jogo válido pela 30ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 29 de outubro de 2023 (domingo), às 16h (de Brasília)
Local: Serrinha, Goiânia (GO)
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (Fifa-SP)
Auxiliares: Daniel Ricardo Simon Manis (Fifa-SP) e Luiz Alberto Andrini Nogueira (SP)
Árbitro de vídeo: Daiani Caroline Muniz dos Santos (Fifa-SP)

Transmissão
TV: Globo e Premiére

Jornalista esportivo desde 2006 e com passagens por Lance!, Extra e assessorias de marketing esportivo. É correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Tem pós-graduação em Jornalismo Esportivo e formação em Análise de Desempenho voltado para mercado.