Capitão do Vasco na campanha do título do Campeonato Carioca de 2003, o ex-jogador Alex foi condenado pela Justiça Federal do Rio de Janeiro a dez anos de prisão por tráfico internacional de drogas. O ex-zagueiro está preso desde fevereiro de 2022, como desdobramento da Operação Turfe, da Polícia Federal (PF).
Além do ex-jogador, oito pessoas foram condenadas por tráfico e também organização criminosa. Eles teriam desviado 280 quilos de cocaína com auxílio de três agentes e um delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro.
Alex seria responsável por alugar galpões e depósitos, segundo a PF. A quadrilha armazenava a droga no Porto do Rio e, posteriormente, distribuía remessas da droga para a Europa.
As investigações apontam que 6,68 toneladas de cocaína foram enviadas para Europa e África em 14 oportunidades, entre dezembro de 2020 e fevereiro de 2022. Entre os integrantes da quadrilha, a maior pena foi de 26 anos de reclusão.
Alex
Alexsandro Marques de Oliveira, de 45 anos, começou como profissional em 1997, na Ponte Preta. Ele também defendeu Santo André, Campinas,