Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Vasco no WhatsApp

Vasco está entre os piores aproveitamentos em 2023

Cruz-maltino somou menos de 50% dos pontos disputados na temporada e só fica à frente de três dos 20 clubes da Série A

Situação do Vasco é delicada no Campeonato Brasileiro

O Vasco estar na zona de rebaixamento não surpreende mais os torcedores. Afinal, em 2023, mesmo com mais de R$ 100 milhões investidos em reforços, o clube não conseguiu somar nem metade dos pontos disputados. Até aqui, são somente 42,8%, o quarto pior em desempenho no ano entre os clubes da Série A.

Atrás do Vasco, aparecem apenas Santos, Cruzeiro e Coritiba. Dos quatro que frequentariam a zona de rebaixamento do ano, o Peixe não sabe o que é vencer há 12 jogos, enquanto o Coritiba só venceu uma vez no Brasileiro.

Adversário do próximo sábado (8), em São Januário, o Cruzeiro teve um início de ano conturbado no Campeonato Mineiro e chegou à semifinal, mas foi eliminado pelo América. Na Copa do Brasil, chegou até as oitavas de final e tem se recuperado no Brasileiro. A Raposa conquistou 41,9% dos pontos no ano.

Porém, no Nacional, o Vasco soma apenas nove pontos em 13 rodadas, a metade do que o Cruzeiro tem. O Cruz-maltino emplacou dez jogos sem sequer vencer, tendo sua pior sequência da história.

Nos clássicos, por exemplo, nesta Série A, o Vasco não venceu nenhum. Foi derrotado por Flamengo e Botafogo, porém empatou - sendo pressionado do início ao fim - com o Fluminense, por 1 a 1. Único clube grande que o Cruz-maltino venceu no Brasileiro foi o Atlético, na estreia da competição.

Além disso, jogando como mandante, só venceu o Cuiabá, no Luso-Brasileiro. Diante do Palmeiras, no Maracanã, empatou. Quando jogou em São Januário, acumulou três derrotas, sem sequer marcar algum gol. Uma dessas foi diante do Goiás, que gerou revolta nos vascaínos.

O Vasco segue sem treinador após a demissão de Maurício Barbieri. O clube já intesificou as buscar por um comandante e espera resolver a situação até a próxima semana. Ou seja, diante do Cruzeiro, William Batista deve comandar a equipe de forma interina mais uma vez.

Em dois jogos, ele soma 50% de aproveitamento. Venceu uma partida e foi derrotado no clássico diante do líder da Série A, o Botafogo.

“Nunca busquei ser invencível, eu busco é trabalhar muito, fazer com que meus jogadores trabalhem, que todo mundo se empenhe e trazer vitórias. Vai ser o fruto e uma consequência do quanto cada um trabalha. Mais importante é todo mundo estar trabalhando muito em prol de uma performance que seja de excelência para a instituição”, comentou Batista depois do clássico.

Veja a lista de aproveitamento dos 20 clubes da Série A

  1. Grêmio - 75,2%

  2. Athletico - 71,6%

  3. Botafogo - 70,8%

  4. Palmeiras - 70,8%

  5. Cuiabá - 64,5%

  6. Fortaleza - 64,4%

  7. Atlético - 63,2%

  8. São Paulo - 62,9%

  9. Flamengo - 62,7%

  10. Goiás - 62,1%

  11. Fluminense - 60,5%

  12. Red Bull Bragantino - 59%

  13. Internacional - 58,3%

  14. Bahia - 52,5%

  15. América 50,4%

  16. Corinthians - 44,4%

  17. Vasco 42,8%

  18. Cruzeiro - 41,9%

  19. Santos - 41,4%

  20. Coritiba - 36,7%

Jornalista esportivo desde 2006 e com passagens por Lance!, Extra e assessorias de marketing esportivo. É correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Tem pós-graduação em Jornalismo Esportivo e formação em Análise de Desempenho voltado para mercado.